Zé do Carmo levou um susto quando soube que o Vasco não é campeão estadual em cima do Flamengo desde 1988. “Você está brincando? Desde aquele gol do Cocada?”, disse ele, que esteve em São Januário na quarta-feira como auxiliar-técnico do Náutico.
Campeão carioca em 1988 e brasileiro em 1989, o ex-jogador vascaíno sabe da importância de um trabalho psicológico num time de futebol.
“Nessas horas que antecedem uma decisão é importante, até porque as profissionais podemensinar técnicas de relaxamento. Acaba despertando para reações que às vezes a pessoa nem sabe que tem”, disse.
Zé do Carmo lembra que mentalizava, antes de enfrentar o Flamengo, uma comemoração pela vitória do time e dá uma receita aos jogadores.
“Tem que encarnar o verdadeiro espírito vascaíno. Precisa entrar com raiva, mas isso não significa deslealdade”, ressalta o ex-cabeça de área.
Questionado se tabus como esse diante do Flamengo influenciam os jogadores em campo, Zé do Carmo é sincero.
“Às vezes, falam tanto sobre essas coisas, fazem tantas comparações que você pensa.Mas vejo esse grupo do Vasco muito qualificado, muito forte para vencer o Flamengo”, aposta.
Vasco de 1988, bicampeão estadual em cima do Flamengo
Fonte: Marca Brasil