Duas jovens promessas de Duque de Caxias sonham com um lugar ao sol no futebol profissional do Vasco. Ambos com 17 anos, Allan Machado e Yuri Pariz vivem momentos diferentes. O meia Allan é mais experiente, já foi convocado para a Seleção Brasileira sub-17, e o lateral-esquerdo Yuri passou, há quatro meses, na “peneira” do clube.
— Allan é mais experiente. Está há oito anos no clube, é muito dedicado. Yuri tem boa técnica e obediência tática. Estamos trabalhando para ele ganhar estrutura corporal — avalia o técnico Kleber de Freitas, o Tornado.
Os meninos não poupam esforços para o sucesso. O dia da dupla começa às 5h30m. Antes das 7h, chegam a São Januário e saem às 8h para o treino, em Itaguaí ou Duque de Caxias. À tarde, voltam para a sede do clube para assistir às aulas, que começam 13h20m. Eles são colegas de sala do 3º ano do Colégio do Vasco. Yuri quer fazer vestibular para Fisioterapia ou Educação Física, e Allan ainda não decidiu.
— Sei que muita gente fica pelo meio do caminho. O ideal é se aperfeiçoar — analisa Allan.
Yuri foi o único atleta que permaneceu de uma “peneira” que avaliou 80 garotos. Ele acredita que é fundamental amar o que faz:
— Sou apaixonado por futebol. Sempre sonhei em ser jogador. Vou lutar para conseguir.
Yuri Pariz e Allan Machado com a matéria do jornal O Globo
Fonte: O Globo (texto), Blog de Base (foto)