Tamanho da letra:
|

Vasco tem desvantagem nos mata-matas contra o Olaria


Sábado, 23/04/2011 - 08:14

Vasco e Olaria, adversários neste sábado (23/04) numa das semifinais da Taça Rio, já estiveram frente à frente três vezes em jogos eliminatórios. E, surpreendentemente, a vantagem é do clube da Zona da Leopoldina, que venceu dois dos confrontos contra um triunfo vascaíno. Todos os duelos aconteceram pelo Torneio Início, competição que antecedia o Campeonato Carioca e que foi realizada de 1917 a 1977. Os jogos eram no estilo "relâmpago": tinham 10 minutos de duração em cada tempo exceto a final, que era disputada em dois tempos de 30 minutos.

Em 26 de julho 1947, Vasco e Olaria se enfrentaram em São Januário pela semifinal do Torneio Início. Após empate sem gols no tempo normal, o Olaria venceu nos pênaltis por 4 a 3 e passou à final, sendo derrotado pelo Botafogo. Menos mal que o Expresso da Vitória coroaria sua temporada sagrando-se campeão carioca invicto.

No ano seguinte, o destino reservou a chance de uma revanche para o Vasco. No torneio disputado em 4 de julho de 1948 em General Severiano, o Gigante da Colina - que cerca de três meses antes havia se sagrado campeão sul-americano no Chile - cruzou com o Olaria na final e não desperdiçou a oportunidade de se vingar da eliminação na temporada anterior. Venceu por 1 a 0, gol marcado por Friaça aos 5 minutos do primeiro tempo, e ficou com o título.

O terceiro mata-mata entre Vasco e Olaria pelo Torneio Início aconteceu no dia 17 de julho de 1960, no Maracanã. Era a semifinal da competição. No tempo normal, empate por 1 a 1, com o tento cruzmaltino sendo marcado por Pinga; nos pênaltis, o Olaria venceu por 3 a 2 e avançou à decisão, em que derrotou o Fluminense.

Fonte: NETVASCO