Tamanho da letra:
Vasco pega Olaria pela liderança e sem pensar nos outros
Domingo, 17/04/2011 - 11:28
Vasco e Olaria entram em campo neste domingo, às 16h, no Moacyrzão, em Macaé, no jogo que talvez desperte mais atenção na última rodada da Taça Rio. Para os vascaínos, a situação pode ser considerada confortável, já que o clube tem a classificação para as semifinais garantida. Em jogo apenas a liderança do Grupo A. No entanto, os outros clubes estarão de olho na partida, principalmente o Botafogo. Um empate ou uma vitória do Olaria automaticamente eliminam o rival e, dependendo de outras combinações, alteram a composição das outras semifinais.
Mas se algum rival está preocupado com a possibilidade de o Vasco entregar os pontos com a intenção de prejudicar terceiros pode ficar tranquilo. Em São Januário, a vitória e a liderança do grupo são consideradas fundamentais. Independentemente de quem vier na semifinal, o técnico Ricardo Gomes não quer que o time diminua a pegada mostrada nos últimos jogos e mantenha o alto padrão que fez com que o Vasco ficasse nove jogos sem perder.
O pensamento do treinador se estendeu aos seus jogadores. O volante Romulo, por exemplo, nem quer pensar em derrota. Ele se recorda de como o grupo ficou abalado com a péssima campanha e a eliminação na Taça Guanabara.
- Temos uma liderança em jogo, algo que ficou muito longe no primeiro turno. Sofremos muitas críticas, colocaram em dúvida nossa capacidade. Temos de provar que podemos terminar na liderança e, se Deus quiser, com o título - afirmou.
A Rede Globo transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Felipe Gomes da Silva auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Wendel de Paiva Gouvea.
O que esta em jogo
Vasco: Já classificado para as semifinais, o Vasco luta pela liderança do Grupo A. Com um ponto a mais do que o Flamengo, basta ao Gigante da Colina vencer para não depender de qualquer outro resultado. Em caso de empate ou derrota, o rival Flamengo teria de tropeçar diante do Macaé, em Volta Redonda. Além da liderança, o Vasco quer a vitória para manter o bom momento e chegar ainda mais embalado nas semifinais.
Olaria: Diferentemente do Vasco, o Olaria não tem a classificação para as semifinais garantida. Mas para conseguir o feito basta apenas empatar ou vencer o Vasco. De quebra, o clube ainda eliminaria o Botafogo. Para animar aos torcedores, ano passado, o clube da Rua Bariri quebrou uma escrita de 39 anos sem vencer o rival.
As escalações
Vasco: O Vasco vai ter os desfalques de Ramon e Alecsandro. Os dois estão pendurados e um novo cartão amarelo os deixaria de fora da semifinal. Na esquerda, Marcio Careca, substituto direto de Ramon, entra no time. Já na frente, Leandro será o companheiro de Eder Luis no ataque. O restante do time não será poupado. O Vasco entra em campo com: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.
Olaria: Sem qualquer problema de suspensão ou departamento médico, o técnico do Olaria, Cleimar Rocha, vai escalar o time que vem fazendo grande campanha no Carioca. O Olaria vai entrar com o mesmo time que enfrentou o Volta Redonda semana passada: Henrique, Ivan, Thiago Eleutério, Rafael e Amarildo; David, Danilo, Renan Silva e Felipe; Victor e Waldir.
Fique de olho
Vasco: Como Alecsandro está fora por ter dois cartões amarelos e correr o risco de perder a semifinal por suspensão, Leandro vai receber sua primeira oportunidade como titular desde que chegou ao Vasco. O atacante é experiente, tem entrado bem e já recebeu diversos elogios do técnico Ricardo Gomes. Outro que merece atenção é Allan. O lateral-direito improvisado vem subindo de procução e no jogo contra o Náutico fez sua melhor atuação pelo Vasco.
Olaria: O apoiador Renan Silva segue sendo o destaque do time. O apoiador teve passagens por Flamengo e Bahia. Canhoto e habilidoso, Renan Silva já marcou seis gols neste Campeonato Carioca e divide a artilharia da equipe com Felipe. Waldir é outro atacante que costumar dar trabalho para as equipes adversárias.
O que eles disseram
Ricardo Gomes, técnico do Vasco: '"A derrota só vai nos prejudicar. Nossa principal meta é terminar em primeiro lugar. Temos de entrar com ânimo e disposição nas semifinais e uma derrota pode minar o ambiente. Me perguntam sempre sobre quem pode ser nosso rival nas semifinais, que o Vasco pode escolher o adversário... Mas aqui nos preparamos a cada jogo, então temos de estar prontos para quem quer que apareça."
Henrique, goleiro do Olaria: "Este jogo contra o Vasco é o jogo da minha vida. Vale uma classificação histórica para nós e para o clube. Todos temos de jogar como nunca jogamos antes. Só assim vamos conseguir o resultado que precisamos diante de uma grande equipe como a do Vasco."
Números e curiosidades
* Na classificação geral do Carioca, o Olaria aparece à frente do Vasco, com 24 pontos contra 23 da equipe de São Januário. Vale lembrar que o Vasco somou apenas sete pontos na Taça Guanabara enquanto o time da Rua Bariri terminou em terceiro de seu grupo com 10 pontos.
* Ano passado, o Olaria derrotou o Vasco por 1x0 em Volta Redonda, quebrando um tabu de 39 anos sem vitórias sobre o time de São Januário. Nos últimos 51 jogos entre as duas equipes pelo Campeonato Carioca, houve 39 vitórias do Vasco, 11 empates e apenas uma vitória do Olaria.
* Das 127 partidas entre Vasco e Olaria, computando todas as competições, apenas dez terminaram empatadas em 0x0. O último empate sem gols entre as duas equipes aconteceu há 22 anos (ou 27 jogos), no dia 05/03/89 na Rua Bariri pelo Campeonato Carioca.
Último confronto
O último confronto etre Vasco e Olaria não traz boas recordações para o Vasco. Jogando no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Vasco, então comandado pelo técnico Vagner Mancini, saiu derrotado por 1 a 0 (veja o gol ao lado). O gol foi marcado por Cacá. O Vasco entrou em campo com: Fernando Prass, Gustavo (Souza), Fernando e Gian; Élder Granja, Paulinho (Geovane Maranhão), Rafael Carioca, Jéfferson (Dodô) e Márcio Careca; Philippe Coutinho e Rafael Coelho.
Fonte: GloboEsporte.com