Tamanho da letra:
|

José Henrique Coelho questiona lista de sócios do Vasco


Sábado, 16/04/2011 - 19:28

Nota publicada pelo site da chapa Seremos Campeões, encabeçada pelo candidato José Henrique Coelho (link original - clique aqui):

"Lista de Sócios: - Será só incompetência da diretoria?

Desde dezembro, quando procurei o presidente da Assembléia Geral para lhe comunicar a iniciativa de apresentar minha candidatura a presidente do Vasco, venho acompanhando as medidas para a operacionalização do processo eleitoral.

Encaminhei neste período três correspondências a todos os membros da Junta Deliberativa. No primeiro, alertei sobre os prazos e etapas do processo conforme nosso estatuto. No segundo, critiquei a incompetência da atual diretoria na gestão do cadastro de sócios, somado ao desrespeito às decisões judiciais de 2008 que exigiram a depuração de "sócios irregulares". No terceiro, registrei o total desrespeito aos prazos que foram anunciados pela própria Junta, quando as eleições se dariam na segunda quinzena de abril.

Neste último registro solicitei uma reunião da Junta com todos os candidatos já anunciados para que se obtivessem explicações claras sobre o problema e que, juntos, todos os interessados buscassem as soluções a fim de se evitar suspeitas sobre a idoneidade do processo eleitoral como no passado recente. Não recebi até esta data qualquer resposta.

No passado dia 4, após ter me encontrado, casualmente, em evento da FFERJ com o presidente do TRE, Des. Luiz Zveiter, este me confirmou a total disponibilidade daquele tribunal para ceder as urnas eletrônicas para o pleito, desde que fossem tomadas a tempo as formalidades necessárias, informação que encaminhei ao presidente da Assembléia Geral para seu conhecimento e providências.

É de conhecimento público que o atual presidente Carlos Roberto Dinamite, quando decidiu terceirizar a administração do programa de sócios com a empresa Torcedor Afinidade Ltda, sob a direção do Sr. Bruno Paes e a Jeff Sports & Marketing, sob a direção do Sr. Jeferson Mello , ex-vice-presidente de marketing do Botafogo, estava rompendo o contrato assinado por ele meses antes, em 8 de janeiro de 2009, com a empresa S.V.I. que entrou na justiça contra o clube exigindo mais uma indenização pela quebra de contrato.

Enquanto a SVI criou o programa de sócios com os melhores resultados do país, sendo administrado diretamente pelo Internacional de Porto Alegre, o presidente do Vasco seguiu o caminho inverso, colocando fora do clube todas as informações dos sócios, não tendo os demais poderes do clube nenhum acesso e controle sobre os bancos de dados e sobre a arrecadação financeira das mensalidades. Sequer a prestação de contas deste programa foi apresentada até hoje ao Conselho Fiscal do Vasco que, quando analisou o contrato, questionou o custo de 46% das receitas serem retidas pela administradora como pagamento dos serviços e impostos, enquanto, se a arrecadação fosse realizada diretamente pelo clube, estaria isenta de qualquer imposto, o banco de dados estaria no clube e teríamos o maior conhecimento deste "negócio" e do perfil dos nossos associados.

Terá sido apenas incompetência ou a falta de transparência sobre o programa tinha por objetivo esconder alguma coisa?

Ultrapassados todos os prazos do processo eleitoral, em razão de a diretoria não apresentar até esta data, 15 de abril de 2011, o Cadastro Geral de Sócios e as respectivas movimentações financeiras, que permitiriam que fossem apuradas as listas de sócios eleitores e sócios elegíveis, a atual administração continua apresentando na Junta Deliberativa listas com informações que dão conta que o número de idosos com mais de 100 anos chegam a aproximadamente duas centenas. Nas listas aparecem também sócios que foram remidos com menos tempo que o mínimo exigido pelo estatuto, sócios remidos com "buracos" nos seus pagamentos ou sem "efetividade social", além de terem permitido "apenas a alguns" sócios pagarem e outros tantos não, tudo como no passado.

Estas irregularidades que levaram, por duas vezes, as eleições do clube ao judiciário, em defesa de eleições limpas, defendidas pelo então candidato e atual presidente, agora são apresentadas por ele, no comando da diretoria que concorre à reeleição.

Vou solicitar a Junta Deliberativa, agora em caráter de urgência, uma reunião com todos os candidatos para que sejam tomadas providências imediatas para a realização das eleições até o prazo de 30 de junho, quando termina o mandato da atual diretoria.

É inaceitável que qualquer omissão, venha permitir "golpes" como o pedido de prorrogação de mandato pela diretoria ou como uma reclamação na justiça pedindo um interventor no clube.

Todos aqueles vascaínos que lutaram pela redemocratização do clube não merecem isto.
O Vasco não merece isto.

Apresento a disposição da Chapa Seremos Campeões de colaborar com todos os seus recursos humanos e técnicos para regularizar o quanto antes a desordem administrativa do cadastro do clube.

José Henrique Coelho
Candidato a Presidente
Chapa SEREMOS CAMPEÕES
"

Fonte: Site da Chapa Seremos Campeões/Candidato José Henrique Coelho