Tamanho da letra:
|

Livro sobre a saga dos portugueses é lançado no Vasco


Sexta-feira, 15/04/2011 - 13:43

O cônsul-geral de Portugal no Brasil, António José Emauz de Almeida Lima, esteve ontem (14/04), na sede Náutica do Vasco, na Lagoa, para entregar pessoalmente ao presidente do clube, Roberto Dinamite, um exemplar do livro "Marcas Solidárias: Obras Sociais das Comunidades Portuguesas", que conta a saga dos imigrantes portugueses pelo mundo.

O livro é uma coletânea que conta as práticas das comunidades lusas espalhadas por diversos países no combate à pobreza e à exclusão, tudo isso dentro do contexto de que 2010 foi o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

Em suas páginas o leitor encontrará um artigo intitulado "Vasco da Gama e d'além-mar - A importância dos portugueses no cenário esportivo nacional",que foi escrito sob a supervisão do vice-presidente de Relações Especiais do Vasco, João Ernesto.

De acordo com o diplomata português, o livro que está sendo divulgado em todo o mundo, é uma espécie de tributo aos patrícios que a exemplo de Pedro Álvares Cabral, deixaram Portugal para trás e partiram em busca de novos horizontes.

Perguntado porque o Vasco foi escolhido como local de divulgação do livro, o cônsul foi taxativo.

- O Vasco é um clube fiel às suas origens portuguesas. Não poderia haver um lugar melhor para lançarmos o livro. A sua história de luta contra o preconceito social e discriminação racial foram determinantes para estarmos aqui hoje - disse o cônsul.

Outra presença importante no evento, foi a delegada Martha Rocha, chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Perguntada se estava ali como representante do Governo do Estado, foi categórica.

Estou aqui em primeiro lugar, como filha de portugueses numa festa portuguesa com certeza. E depois, como vascaína e admiradora do Dinamite. Acho essa iniciativa do clube de ter um departamento de responsabilidade social, uma coisa muito interessante e que deveria servir de exemplo para os outros clubes - comentou a delegada Martha Rocha.

O presidente Roberto Dinamite, também manifestou o seu contentamento com o evento.

- Esse é o Vaso que queremos e desejamos. Um Vasco unido e coeso em todas as situações. Ter o nosso clube escolhido pelos irmãos portugueses para lançar uma obra tão importante como essa enche a gente de orgulho - destacou Roberto Dinamite.

O evento que acabou se transformando numa grande festa de confraternização, teve ainda a participação do grupo de tradições folclóricas "Rancho Folclórico Vasco da Gama do RJ".

Fonte: Site oficial do Vasco