Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes implementa sua liderança na base da conversa


Sexta-feira, 15/04/2011 - 00:49

Claro que chegaram alguns ovos para Ricardo Gomes preparar um bom omelete, mas não são apenas os reforços que explicam a ascensão do Vasco no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Mesmo enfrentando rejeição de parte da torcida quando chegou à Colina, o treinador não deu bola para a desconfiança e ganhou o elenco na conversa.

“Ele conquistou a todos nós”, disse, ontem, o diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, que, antes de fechar a contratação, buscou informações sobre Ricardo Gomes no São Paulo. “Ninguém passa um ano num clube como aquele se não tiver método de trabalho, liderança, gestão e atleta”, afirmou o dirigente.

Rodrigo Caetano também lembra outras característica citadas pelos jogadores vascaínos. “Ele passa tranquilidade e serenidade. Era o que precisávamos no momento de turbulência que passamos”, lembra o diretor, que faz questão de elogiar a pré-temporada comandada por PC Gusmão.

“Mas, infelizmente, os resultados não aconteceram, o que nos forçou a antecipar toda a programação”, disse Caetano, referindo-se também à chegada de reforços mais experientes como era o caso de Leandro, Alecsandro e Diego Souza.

Para o diretor vascaíno, sempre é benéfica a divisão de lideranças vencedoras e experientes dentro de um elenco. Rodrigo cita Diego Souza, Alecsandro, Leandro, Felipe, Fernando Prass, Eduardo Costa e Eder Luis como atletas que passam tranquilidade aos mais jovens.

“Não podemos dizer que é uma fórmula de sucesso, porque não ganhamos nada ainda, mas aliar juventude e experiência é fundamental”, analisa Rodrigo Caetano.

Uma das grandes diferenças desde a chegada de Ricardo Gomes é o posicionamento e o tratamento ao meia Felipe, jogador mais experiente e vitorioso no Vasco. O camisa 6 é referência em campo e aliado de Ricardo Gomes no clube.

“Ele é uma pessoa extremamente educada, muito gente boa, além de ser um excelente treinador. O Ricardo nos dá liberdade de conversar, de passar as coisas que estão acontecendo dentro de campo, no vestiário. E tem também uma comissão técnica muito competente”, disse Felipe, que fez questão de vir a público e defender Gomes após o técnico ser chamado de burro na vitória sobre a Cabofriense.

Dos dois contratados recentemente, Alecsandro e Diego Souza já haviam trabalhado com Ricardo Gomes. O atacante, inclusive, o considera um dos melhores treinadores do País. “Já o conhecia da época em que trabalhamos juntos no Vitória. Mais uma vez, ele vem mostrando o seu valor”, disse Alecsandro, que fez gols nos últimos quatro jogos. Para Diego Souza, Gomes é “fantástico”. “Ele sempre quer ajudar, sabe o momento de cobrar, de passar a mão na cabeça. O Ricardo conhece muito”, disse Diego.

Fonte: Marca Brasil