A boa fase do Vasco faz com que todos os olhos estejam voltados para o ataque do time. Diego Souza, Alecsandro e Bernardo são as contratações mais badaladas do clube. Mas, na defesa, um jogador tímido e discreto ajudou a resolver um velho problema da equipe. Sem status de estrela, Anderson Martins chegou para formar dupla de zaga com Dedé e tem dado a segurança necessária para os jogadores ofensivos.
Na Taça Guanabara, mesmo com o time em má fase, a defesa só sofreu nove gols em oito jogos. Contudo, Anderson e Dedé não atuaram em algumas partidas por questões de documentação. Na Taça Rio, o início foi ruim: em três jogos, sete gols sofridos. Mas o entrosamento começou a aparecer e os bons números da defesa também. Nos últimos sete jogos (entre o Carioca e a Copa do Brasil), a equipe sofreu apenas dois gols (contra ABC-RN e Cabofriense), mesmo tendo enfrentado dois clássicos (vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo e empate em 0 a 0 com o Fluminense).
- Já nos acertamos, mas a cada jogo estamos melhorando. Jogar ao lado do Dedé dá tranquilidade. Ele é um ótimo jogador e temos nos entendido muito bem.
As boas atuações de Anderson Martins chamaram a atenção também por conta da rápida adaptação ao clube. O zagueiro começou a carreira no Vitória e ficou no time rubro-negro por 13 anos, até acertar com o Vasco no início desta temporada. O próprio jogador reconhece que esperava que demorasse um pouco mais para se sentir em casa.
- Me surpreendi com minha adaptação. Achei que fosse demorar mais mesmo. Mas fui bem recebido, consegui queimar etapas e isso ajudou. A equipe tomou muitos gols no início, mas nos ajustamos e todos têm ajudado na defesa. Acho que, por isso, que as coisas estão dando certo.
O Vasco volta aos treinos nesta sexta-feira, em São Januário. O time se prepara para o último jogo da primeira fase da Taça Rio, contra o Olaria. O duelo será disputado no Moacyrzão, em Macaé, a partir das 16h (horário de Brasília).
Fonte: GloboEsporte.com