Tamanho da letra:
|

Com apoio da torcida, Vasco pega Cabofriense de olho na classificação


Sábado, 09/04/2011 - 10:13

Um tem tradição histórica, vem de duas importantes e marcantes vitórias, joga em casa e, certamente, terá apoio dos torcedores. O outro é considerado pequeno, vive momento mais do que turbulento e luta com todas as forças para não ser rebaixado no Carioca. É neste cenário que Vasco e Cabofriense se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), em São Januário. Para qualquer leigo em futebol, a vitória dos donos da casa é considerada certa. Mas ninguém na Colina pensa assim.

Esta é a tecla que vem sendo batida constantemente entre os jogadores. O objetivo é deixar a euforia pelos últimos resultados apenas com os torcedores e, desta maneira, pregar respeito total ao Cabofriense. Eder Luis resumiu bem o sentimento do grupo lembrando que é contra os grandes clubes que os pequenos costumam aprontar surpresas.

- Quando um clube está por baixo e encara um grande vai querer fazer de tudo para mostrar serviço. Os jogadores vão querer provar que podem conseguir um contrato melhor. Então temos de estar atentos e não podemos brincar, afinal de contas é decisivo para nós também - afirmou o camisa 7 da Colina.

O PFC, pelo sistema pay-per-view, transmite a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O árbitro será Antonio Frederico Maciel dos Santos. Seus auxiliares serão: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.

O que esta em jogo

Vasco: o time luta para conseguir de maneira antecipada a classificação para as semifinais da Taça Rio. Os cruz-maltinos seguem na liderança isolada do Grupo A com 13 pontos e, com uma vitória, pode chegar ao seu principal objetivo com uma rodada de antecedência dependendo de outros resultados. Além disso, a vitória mantém o astral elevado no início da semana que será decisiva na Copa do Brasil.

Cabofriense: a equipe comandada por Lucho Nizzo segue na luta contra o rebaixamento no Campeonato Carioca e precisa desesperadamente de uma vitória para manter vivo o sonho da permanência. Com oito pontos na classificação geral, a equipe precisa vencer e torcer contra o Volta Redonda que, com 12 pontos, é o clube acima na tabela.

As escalações

Vasco: Diego Souza está suspenso por causa do terceiro cartão amarelo. Seu substituto será Bernardo. Esta é a única mudança na equipe que disputou e venceu os dois últimos jogos do Vasco. Alecsandro e Eder Luis seguem no ataque e mostram entrosamento cada vez melhor, assim como Romulo e Fellipe Bastos na proteção. Felipe segue como o cérebro da equipe. O time será formado com: Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Fellipe Bastos, Felipe e Bernardo; Eder Luis e Alecsandro.

Elton, punido por causa da falta ao treino de sexta-feira, não será relacionado para o banco de reservas.

Cabofriense: após a derrota contra o Nova Iguaçu por 3 a 2, Lucho Nizzo, que ainda tem muitos jogadores no departamento médico, deve fazer algumas alterações, como as entradas de Wagner, Zotti e Léo Itaperuna. O treinador não poderá contar com Jajá, que foi expulso na última rodada. A provável escalação é: Flavio, Wagner, Zé Carlos, André Paulino e Everton; Luciano Totó, Marcelo Cardoso, Diego Sales e Zotti, Léo Itaperuna e Assumpção - Técnico: Lucho Nizzo.

Fique de olho

Vasco: Bernardo vai receber nova oportunidade como titular. O apoiador teve uma ascensão meteórica após marcar três gols na vitória sobre o Madureira, mas depois não manteve o alto nível das atuações. Contra o ABC, Bernardo novamente foi o destaque ao decidir com um gol perto do fim a vitória e a classificação do Vasco na Copa do Brasil. Ele será o substituto de Diego Souza, suspenso.

Cabofriense: cria do Fluminense, o atacante Léo Itaperuna é uma das armas para o time da Região dos Lagos tentar surpreender o Vasco. Os números do ataque da equipe, no entanto, não são dos melhores: foram apenas 12 gols em 13 jogos até agora no Carioca.

O que eles disseram

Ricardo Gomes, técnico do Vasco - "O jogo contra a Cabofriense é mais uma final da série que estamos disputando. Os jogadores estão cientes de que o momento no futebol se confirma a cada jogo. A empolgação da torcida até nos ajuda a ficarmos centrados. Sabemos que só a vitória alimenta isso."

Lucho Nizzo, treinador do Cabofriense - "Fizemos o que foi possível, e agora temos oito pontos. Para o jogo contra o Vasco, vou trabalhar com os atletas que eles precisam deixar a melhor imagem possível, minimizar esta situação difícil."

Números e curiosidades

* O único empate entre Vasco e Cabofriense na história do confronto entre os dois clubes aconteceu justamente no último jogo disputado. A partida terminou 0 a 0.

* O confronto Vasco x Cabofriense é repleto de goleadas, todas conseguidas pelo Vasco em São Januário. A maior delas foi em 1990, quando o Vasco venceu por 7x0. Destaque também para as vitórias por 6x0 em 87, 5x0 em 2000 e 5x1 em 2008.

* O presidente Roberto Dinamite marcou um gol no primeiro confronto entre os dois clubes na história. O Vasco venceu por 2 a 0 no dia 15/04/1987. O outro gol foi marcado por Dunga

Último confronto

O último confronto aconteceu em partida válida pelo Campeonato Carioca de 2009. O Vasco, mesmo com dois jogadores a mais, não conseguiu tirar o 0 a 0 do placar. O jogo foi disputado em São Januário. O Vasco, sob o comando de Dorival Junior, entrou em campo com Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Vilson (Enrico) e Ramon; Amaral (Benítez), Nilton, Jéferson e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão (Faioli) e Élton.

Clique aqui para relembrar esta partida

Fonte: GloboEsporte.com