Campeão brasileiro pelo Botafogo em 1995 e tricampeão carioca pelo Vasco (1992, 1993 e 1994) e Flamengo (1999, 2000, 2001), além de ter defendido o Fluminense em 1998, o ex-volante Leandro Ávila deixou o Brasil recentemente para treinar o Torreense, equipe da Terceirona de Portugal. Feliz com o acerto, o gaúcho de 39 anos comentou a nova empreitada em terras lusitanas.
- O presidente do Torreense gosta do futebol brasileiro. Ele entrou em contato com o empresário Eloi (ex-atacante do Fortaleza), que indicou meu currículo. Conversamos, e fechei com eles depois da queda do técnico Paulo Torres – afirmou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
O clube só disputou a Série A em seis ocasiões, sendo a última delas em 1991/1992. Mas o ex-jogador, que só comandou o novo time em uma oportunidade até agora, disse que confia no projeto do Torreense de voltar à Primeira Divisão já na próxima temporada.
- Nesta temporada, é difícil subir, já que o time que é líder da Terceirona tem dez pontos a mais que nós, em segundo, e só faltam seis rodadas. O clube está melhorando, tem um CT, um estádio para 12 mil pessoas. Virou empresa há três anos, e o planejamento é avaliar que jogadores ficam e como vai ser o trabalho para subir na próxima temporada.
Leandro Ávila falou sobre um projeto que envolve conterrâneos para a temporada 2011/2012.
- Eles gostam de brasileiros, e a ideia é trazer alguns pra cá. Aqui já tem um chamado Massau, vindo das categorias de base do Grêmio, que vem sendo observado por equipes maiores. Além de um outro chamado Wesley, que é atacante, e o Diego, que foi artilheiro da competição no ano passado. Mas estamos analisando nomes.
Desde que deixou os gramados, em 2004, quando jogou pelo Marília, o ex-volante tem se preparado para se tornar técnico, função com a qual sempre sonhou.
- Na realidade, sempre sonhei ser treinador. Gosto de estar dentro do campo, com os jogadores. Quero aprender mais, fazer meu melhor e, quem sabe, voltar ao Brasil um dia – comenta Leandro Ávila, que no currículo acumula experiências nas comissões técnicas do Grêmio, Atlético-PR, Brasiliense e Portuguesa, e como técnico, no CFZ.
Relação com o futebol do Rio
Especialista em futebol carioca, o técnico do Torreense tem uma relação estreita com os quatro grandes clubes do Rio, onde atuou como jogador.
- Eu tive a oportunidade de jogar pelos quatro e conquistar títulos. Botafogo marcou muito pelo Brasileiro, Flamengo e Vasco pelos títulos estaduais. No Fluminense, o time passava uma época complicada, mas tenho grande carinho também. A motivação foi a mesma, por causa da grandeza e da história deles.
Leandro Ávila aproveitou para dar um palpite sobre a atual edição do Campeonato Carioca.
- Não tenho acompanhado direto, principalmente agora que vim para cá. Mas o que sei é que está muito equilibrado entre os grandes, e é difícil prever. Quem errar menos, fica com o título. Mas apontaria o Flamengo, que já está na final. Com o time completo, é o que tem mais conjunto. Além disso, Ronaldinho e Thiago Neves podem desequilibrar – concluiu.
Fonte: GloboEsporte.com