Tamanho da letra:
|

Confira trecho do livro 'Os dez mais do Vasco da Gama'


Quinta-feira, 17/03/2011 - 07:15

Confira abaixo trecho do livro "Os dez mais do Vasco da Gama", sobre o goleiro Barbosa:

"Era difícil não olhar para aquele senhor negro, alto, mas um tanto curvado pelo peso da idade, que entrava acompanhado pela filha adotiva, Tereza, no restaurante Adegão Português, tradicional reduto vascaíno do bairro de São Cristõvão. Era o mês de agosto de 1998, e a convite do jornal O Globo, que o trouxera de sua casa, em Praia Grande, São Paulo, ele viera para participar de um almoço comemorativo do centenário do Vasco, que iria ocorrer em poucos dias, a 21 de agosto daquele ano. Humilde, simples e muito cordial, Moacyr Barbosa Nascimento parecia não ter noção de que, no encontro com Vavá, Brito, Alcir e Roberto Dinamite, todos residentes no Rio, ele era o convidado especial.

Entre os cinco, que naquela tarde almoçaram e cortaram um bolo de aniversário com a bandeira do clube e as velinhas formando o número 100, Barbosa, à época com 77 anos, era o mais velho dentre os que participavam do almoço: os craques, quatro jornalistas e a filha (do coração) do próprio ex-goleiro. Muito bem-humorado, o ex-goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, não se intimidou, em pedir uma pinga com limão espremido, sem açúcar e com uma pitada de Underberg.
“Vim, porque gosto muito do Vasco”, afirmava ele, que raramente saía de casa, a não ser para algumas palestras a turmas de estudantes...
"

LIVRO: "Os dez mais do Vasco da Gama"
Autores: Rodrigo Taves e Claudio Nogueira
MAQUINÁRIA EDITORA
www.maquinariaeditora.com.br
Formato: 14 x 21 cm
Capa papel cartão 250 g
Miolo papel off-set 90 g
184 páginas

Preço: R$ 32,00

ISBN: 978-85-62063-11-4

SINOPSE
Em Os dez mais do Vasco da Gama – décimo livro da Coleção Ídolos Imortais e um dos mais aguardados pelos apreciadores de literatura esportiva –, os experientes jornalistas Claudio Nogueira e Rodrigo Taves narram as alegrias e os dramas de dez dos maiores craques não só do Vasco, mas também do futebol mundial. O torcedor vascaíno vai se deliciar com os feitos de Ademir, Barbosa e Danilo Alvim (representantes do inesquecível Expresso da Vitória), de Bellini, Orlando Peçanha e Vavá (craques do time supersupercampeão de 1958), de Roberto Dinamite (ídolo maior cruzmaltino) e de Romário, Edmundo e Juninho Pernambucano (responsáveis pela última grande fase de vitórias do clube). Será uma inesquecível viagem no tempo, quando se comprovará a razão de o Vasco ser um autêntico gigante do futebol brasileiro. São 184 páginas de muitas emoções, ilustradas por cerca de 60 fotos históricas, além de diversas caricaturas dos ídolos retratados.




Fonte: Divulgação