Tamanho da letra:
Comandante do Gepe critica tabela do Brasileiro com clássicos no mesmo dia
Terça-feira, 15/03/2011 - 10:50
No mesmo dia em que foi lançada, a tabela do Campeonato Brasileiro, apresentada ontem pela CBF, já virou alvo de polêmica. Para acabar com as insinuações de corpo mole que vinham virando rotina nas últimas rodadas das edições recentes, com equipes fora da disputa acusadas de facilitarem a vida de candidatos ao título, a entidade marcou todos os clássicos regionais para a última rodada, como antecipou a coluna "Panorama Esportivo" do último sábado, com partidas nos mesmos dia e horário.
Se os clubes não fizeram objeções, quem responde pela segurança do espetáculo condenou a mudança. Segundo o comandante do Grupamento Especial de Proteção a Estádios (Gepe), major Marcelo Malheiros, classificou a tabela como "muito ruim".
- Não vou falar em ameaça à segurança do público, porque fazemos o controle de deslocamento das delegações e torcidas. Mas a tabela gera um problema enorme de logística. São 400 PMs e temos de dobrar este número, fora o policiamento externo. É preciso mais viaturas, mais transporte, são quatro delegações para escoltar simultaneamente e quatro torcidas que se dirigem escoltadas aos estádios, com a preocupação de não haver cruzamento de rota. É muito ruim, uma situação completamente descabida - disse.
O comandante do Gepe não pretende emitir ofício à CBF, mas promete expor pessoalmente seus argumentos, caso o assunto seja levantado na reunião de amanhã ou quinta-feira, na Federação do Rio, para discutir o esquema de segurança do clássico Vasco x Botafogo:
- Se tocarem no assunto, vou dar minha opinião na Federação. Se mesmo assim não adiantar, vamos fazer o nosso papel, como sempre fazemos.
São Januário e Engenhão
Rio e São Paulo são os estados que podem ter problemas de segurança. Os clássicos cariocas da última rodada são Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense, sem o horário. No espaço para estádios, consta "a definir", mas o fato de Vasco e Botafogo serem mandantes deixa a óbvia conclusão de que podem ser em São Januário e Engenhão, respectivamente. Mas o local dos jogos só serão definidos já na reta final da competição. O jogo que tiver postulante ao título terá prioridade.
A tabela foi elaborada com base num software da Universidade Federal Fluminense (UFF). A penúltima rodada também terá os jogos no mesmo horário. A ordem dos confrontos será o mesmo, com mandos de campo invertidos, no primeiro e segundo turno.
- Não muda nada. O Botafogo nunca teve problema com tabela e sempre jogou com seriedade - disse o presidente Mauricio Assumpção.
Mas as insinuações sobre falta de empenho nas rodadas finais dos pontos corridos aumentaram nos últimos dois anos. O Corinthians foi criticado por perder do Flamengo, em 2009, enquanto Palmeiras e São Paulo ficaram na berlinda após serem derrotados pelo Fluminense, ano passado.
Fonte: O Globo online