Casaca responde nota da assessoria de imprensa do Vasco
Quinta-feira, 10/03/2011 - 13:38
O grupo de oposição Casaca, citado em nota divulgada pela assessoria de imprensa do Vasco (link), emitiu em resposta os comunicados abaixo:
"Criticando Sandices
Com aquilo que merece pouco tempo e trabalho, gastemos pouco tempo e trabalho.
A “assessoria de imprensa” do Vasco preparou resposta a uma nota publicada pelo site CASACA!. O resultado foi uma aberração política, histórica e de coerência.
A aberração política: apelar para elementos nazi-fascistas para sustentar as próprias teorias. Em qualquer circunstância, citar o nazismo já seria algo reprovável. Em se tratando de Vasco, instituição historicamente democrática e distante de preconceitos, a prática torna-se ainda mais lamentável. Mas há uma curiosidade: o caráter fascista com o qual tentam vestir o CASACA! é abraçado pelos próprios mentores da nota da “assessoria de imprensa” em sua última frase. “E ponto final” sugere que não há mais discussão porque os donos da verdade falaram. Ainda que as afirmações feitas sejam um rebotalho de mentiras e sandices.
A aberração histórica: quem pretende seguir desadministrando o Vasco precisa ao menos conhecer sua História. Rasteiramente, os anos nos quais aconteceram eleições no clube. Ao contrário do que afirma a nota da “assessoria de imprensa” do Vasco, não houve eleição em 1983. Houve eleição em 1982 para o triênio 83-84-85. Também, de forma diferente do que afirma a nota da “assessoria de imprensa” do Vasco, Eurico não recebeu após esta eleição, como “prêmio de consolação”, a vice-presidência de futebol do clube. Houve nova eleição, em 1985. Eurico foi derrotado. Aliás, de forma pouco convencional. Aí sim, em nome da pacificação, tornou-se vice de futebol do Vasco. E, único acerto da nota da “assessoria de imprensa”, o resto da história a torcida conhece: uma sequência de conquistas como o Vasco nunca teve.
A patética incoerência: a “assessoria de imprensa” do Vasco cita no primeiro parágrafo de sua nota que a afirmação do CASACA! dando conta de que Eurico Miranda foi responsável pelo repatriamento de Roberto Dinamite quando este estava na Espanha “é uma farsa que já perdura por 21 anos.” Já no sexto parágrafo, a “assessoria de imprensa” do Vasco informa que Eurico recebeu a incumbência de ir à Espanha repatriar Roberto Dinamite. Se recebeu a incumbência de ir à Espanha repatriar e repatriou, quem teve o mérito de repatriar? Afinal, são alhos ou bugalhos?
Quanto ao teor da nota da “assessoria de imprensa” do Vasco, apenas uma colocação: alguns segundos de imagens valem mais do que milhares de palavras. Os vídeos apresentados na postagem do CASACA! intitulada “Túnel do Tempo: Jogador Roberto Dinamite Desmente Nota da Assessoria de Imprensa do Vasco” esclarecem quem está do lado da verdade e quem tem apego pela farsa. A lamentar, apenas, o nível precário tanto dos profissionais da “assessoria de imprensa” do Vasco, quanto de seus informantes. Nível chinfrim confirmado no tropeço matemático: se Roberto voltou ao Vasco em 1980, a suposta farsa tem 31 anos, não 21.
Equipe CASACA!"
"Túnel do Tempo: Jogador Roberto Dinamite desmente nota da assessoria de imprensa do Vasco
Diz o ditado popular que uma imagem vale mais do que mil palavras. O que podemos então dizer de um vídeo com duração de 2 minutos e 10 segundos?
Pois é. Preferimos usar um ditado popular, ao invés da frase utilizada no início da “resposta” (mentirosa) da assessoria de imprensa do “Novo Vasco”. Apesar de ser hoje o porta-voz do clube que desafiou o racismo dos clubes da elite carioca, o escriba usou uma referência tão inaceitável para a nossa história que preferimos nem reproduzí-la aqui.
A resposta (mentirosa), que diga-se de passagem, não tem autor e, diga-se mais, que nem foi publicada no site oficial, se põe como referente a resposta do CASACA! a entrevista de Fátima Bernardes. Quem se manifestou por essa nota? O Presidente do clube!? O vice de esportes náuticos!? O gabinete do vereador!? Não sabemos. Só achamos engraçado alguém se manifestar contra uma nota que tem como objetivo a defesa do nome do clube e essa não merecer a publicação, junto com tantas outras notas oficiais, no site (beta) do Vasco. Logo, para nós, é oficiosa.
Enfim, a nota (mentirosa) é mais uma tentativa de atacar Eurico Miranda, o passa-tempo preferido (seguido por destruir o clube) de quem está hoje na direção do clube. Podemos então concluir que, na bagunça que é essa diretoria, a assessoria de imprensa hoje fala pelo clube e não faz o que seria seu trabalho: divulgar a palavra dos seus representantes.
Como a assessoria falou por si, a WebTV CASACA! foi saber a verdade mais uma vez. Num trabalho investigativo, fomos ao CEDOC do CASACA! e desarquivamos entrevistas como o ex-jogador, e hoje representante máximo do Club de Regatas Vasco da Gama, para que tivéssemos a versão oficial dessa história mal contada.
Com vocês, o Excelentíssimo Presidente do Vasco da Gama: Carlos Roberto de Oliveira!