Tamanho da letra:
|

Pedro Valente divulga 'carta aberta' a Roberto Dinamite


Sexta-feira, 04/03/2011 - 00:45

Nota publicada pelo site do grupo de oposição Casaca:

"CARTA ABERTA A ROBERTO DINAMITE

Por Pedro Valente

Em resposta ao “manifesto” por você divulgado, em prol de sua candidatura à presidência do Vasco, em que concentra pesadas críticas à administração antecessora a sua e, levianamente, a meu nome em particular, dirijo-me a você nos seguintes termos:
Todos sabem, pelas suas limitações, que não foi você que redigiu este apócrifo “manifesto”. Mas acredito, muito embora não tendo certeza, que você, pelo menos, deve tê-lo lido.

Não vou entrar no jogo estratégico traçado eleitoreiramente para sua campanha, que poderia classificar de sujo, se não fosse absolutamente grotesco. Querer, após três anos da mais desastrosa gestão da história de nosso Clube, insistir em se justificar e se defender, através da eterna desculpa de uma suposta “herança maldita” deixada pela administração que lhe antecedeu, e que você, Roberto, por falta absoluta de preparo, não teve a mínima competência de resolver conforme prometera antes do golpe que lhe colocou no poder, é no mínimo ridículo. Pelo contrario, se é que problemas foram encontrados, você só fez aprofundá-los terrivelmente.
E não queira atribuir o seu malogro aos seus colaboradores (muitos dos quais já lhe abandonaram) como fez, ao assumir a presidência, em relação aos jogadores que lá estavam ocupando a oitava posição no Campeonato Brasileiro de Futebol e que você, logo de inicio, declarou, irresponsavelmente, serem parte de um time fraco, tirando a moral dos nossos jogadores e levando o Vasco a mais vergonhosa página dos cento e doze anos de nossa História – a desonrosa segunda divisão. Depois disso em três anos, nove treinadores, o que redundou neste ano na pior participação do Vasco em um Campeonato Estadual.

Está mais que na hora de você descer do palanque de oposição ao Eurico. Assuma as suas responsabilidades, se é que você tem condições para tal. Nestas eleições, o que está em jogo é a sua administração nestes três anos de descalabro. A do Eurico pertence ao passado. O que está sob julgamento do quadro social e de nossa torcida neste momento são os seus atos e o seu desgoverno.

* * * * * * *

Tenho proposto a pacificação, como já ocorreu no passado e da qual eu tive a honra de participar, para que seja resgatada mais uma vez a grandeza do nosso Clube. Como tenho dito, a campanha não pode ser um plebiscito sobre Eurico. Nossa meta é a pacificação. Vamos olhar para o futuro. Ninguém agüenta mais tanto ódio, tanta briga, tanta discórdia, tanto ressentimento em relação ao passado. Esta situação que nos enfraquece, só interessa aos nossos tradicionais adversários dentro e fora de campo. Este “novo Vasco” que você implantou é o Vasco que o Flamengo gosta.
Aceitei a honrosa missão de disputar a presidência do Vasco com o objetivo de pacificar e unir o nosso Clube, único caminho, a meu ver, para retomar as vitórias e os momentos de glória do Club de Regatas Vasco da Gama.
E, para demonstrar a sinceridade com que exponho este pensamento e desfraldo esta bandeira de pacificação, faço um repto a você, em nome do Vasco e da própria pacificação. Retire a sua candidatura que eu, simultaneamente, retirarei a minha, para que encontremos um nome de consenso que possa aglutinar em torno de si a redenção de nosso Clube.
Contudo, é com imenso pesar que me dirijo ao ex-ídolo que, inegavelmente, você foi, para dizer que a pacificação é, sem exceção, para todos aqueles que cultivaram divergências de todas as naturezas (administrativas, pessoais, morais e até jurídicas), menos para os traidores.
Você ao aceitar o rebaixamento do Vasco quanto às cotas de TV e, conseqüentemente, que o Clube seja relegado a uma categoria secundária, você, Roberto, está praticando, de forma oportunista, personalista e entreguista, um verdadeiro ato de traição. De crime lesa-Vasco.

* * * * * * * *

E, por derradeiro, quero lhe dizer que estou pronto para debater com você a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma civilizada e democrática, transmitida ao vivo e a cores, para que os Vascaínos e o público em geral possam formar o seu juízo sobre as nossas duas candidaturas e eu ter a oportunidade de me defender, frente a frente, de suas levianas acusações, demonstrando a você que eu, como ser humano, possa ter qualquer defeito, menos o de ser “manipulado”, “marionete” ou “fantoche” de quem quer que seja como, isto sim, você deve estar sendo por trás deste balcão de negócios em que se transformou o futebol do nosso Clube.

Pedro Valente
Grande Benemérito e
Candidato à Presidência do Club de Regatas Vasco da Gama
"

Fonte: Casaca