Se a defesa do Atlético tem se destacado negativamente por sofrer gols em todos os jogos da temporada, o ataque alvinegro chama a atenção pela elevada média de gols marcados. Em sete partidas, foram 26 tentos anotados, que corresponde a 3,7 por jogo, a maior média entre os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro deste ano.
Um dos motivos para essa alta média é a goleada por 8 a 1 sobre o frágil Iape, pela Copa do Brasil. O técnico Dorival não se ilude com o placar elástico frente ao adversário tecnicamente inferior, mas ressalta: “Muitas equipes não conseguiram fazer esse resultado. Então, alguma coisa boa nós temos”, disse. “O resultado foi importante, mas nada além disso. Temos muito a melhorar.”
Quem mais se aproxima do Galo no quesito média de gols é o Vasco, que balançou as redes adversárias 22 vezes em oito partidas, média de 2,7. O pior desempenho ofensivo é do Avaí, que marcou 14 gols em dez jogos, média de 1,4.
A boa fase dos atacantes pesou no número de gols feitos pelo Atlético, dono do ataque mais positivo do Campeonato Mineiro (15 gols) e da Copa do Brasil (11). Em todas as partidas, pelo menos um jogador de frente deixou sua marca. Dos sete atacantes à disposição de Dorival Júnior apenas dois ainda não marcaram na temporada: Jheimy, que ainda não atuou, e Wesley, que jogou três jogos, todos começando na reserva.
Os artilheiros da equipe são Diego Tardelli e Neto Berola, com seis gols cada. Os dois têm média de um gol por partida. Dos 26 tentos do time, 25 foram feitos por meias e atacantes. Dos atletas de defesa, apenas o volante Toró festejou gol, até o momento.
Fonte: Superesportes