O pivô Edson Bispo, campeão mundial de basquete com a seleção brasileira em 1959, no Chile, morreu na madrugada deste sábado, aos 75 anos. O ex-jogador estava internado no Hospital Dante Pazzaneze, em São Paulo, após sofrer um enfarto agudo do miocárdio. Seu corpo será cremado neste domingo no Crematório da Vila Alpina, também na capital paulista.
Nascido em 27 de maio de 1935, Edson Bispo era carioca, começou no Vasco e passou por Corinthians, Palmeiras e Hebraica, onde encerrou sua carreira em 1973. Atualmente, ele trabalhava no projeto Parceiros do Futuro Basquete na Escola, liderado pela Associação dos Veteranos do Basquete do Estado de São Paulo (Avebesp).
Na seleção brasileira, além do título no Mundial do Chile, em 1959, Edson participou de três Olimpíadas como jogador: um sexto lugar em Melbourne-1956, e duas medalhas de bronze, em Roma-1960 e Tóquio-1964. Ele ainda conseguiu dois bronzes e uma prata em três Jogos Pan-Americanos. Ele marcou 589 pontos em 60 jogos pela seleção em competições oficiais.
Após o fim da carreira como jogador, Edson se tornou técnico e comandou a seleção brasileira por 53 jogos, com 40 vitórias e 13 derrotas. Ele conseguiu um sexto lugar no Mundial de Porto Rico, em 1974, além de medalhas de ouro e bronze em Jogos Pan-Americanos. Além disso, foi campeão sul-americano em 1973.
Edson Bispo atuando pela Seleção | Edson Bispo nas comemorações dos 50 anos do Mundial |
Fonte: GloboEsporte.com
Nota da NETVASCO: Relembre a participação do pivô Edson Bispo, então jogador do Vasco, no 1º título mundial de basquete conquistado pelo Brasil em 1959, no Chile, clicando aqui.