Tamanho da letra:
Ricardo Gomes elogia Mano Menezes, técnico da Seleção Brasileira
Quarta-feira, 09/02/2011 - 15:24
A revista francesa France Football chamou o técnico Mano Menezes de “anti-Dunga”, em reportagem publicada nesta quarta-feira (9), na cobertura da partida entre Brasil e França, que começa às 18h (de Brasília).
A famosa publicação, parceira da Fifa na premiação dos melhores jogadores do mundo, diz que Mano mudou por completo a forma de jogar da seleção brasileira após o fracasso na Copa do Mundo de 2010.
Robinho, atual capitão da seleção brasileira, é um dos citados na matéria para comentar sobre a diferença de estilos entre os dois treinadores.
- Ele quer um futebol bonito, e não apenas as bolas longas lançadas antes. Ele quer que o estilo brasileiro, um time que seja compacto defensivamente, defenda e ataque em conjunto. O futebol é simples: se você tem o controle do jogo, você joga como quiser.
O ex-jogador Zico também é citado na hora das críticas a Dunga, que comandou a seleção por quatro anos, ganhou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, mas fracassou no Mundial da África do Sul. Para o ex-camisa 10 do Brasil, o técnico anterior se aferrou a um método de jogo e não estudou alternativas.
- Depois de quatro anos de uma certa filosofia, mudamos de ideia. O time de Dunga jogava esperando para usar o contra-ataque em bloco, mas o problema é que não havia nenhum plano B.
Respeitado na França, onde viveu por quase uma década como jogador e técnico, o atual treinador do Vasco, Ricardo Gomes, destaca outra diferença entre Mano e Dunga, o tratamento dado à imprensa.
- Ele é muito inteligente e fica bem mais à vontade na comunicação do que o Dunga. Acho que ele está pronto para suportar a pressão.
Pressão que, Robinho sabe, virá. O atacante do Milan admitiu, na entrevista ao site francês, que o futuro de Mano à frente da seleção depende de bons resultados nas competições. A primeira delas é a Copa América, em julho, na Argentina.
- Nós não temos escolha. Na seleção brasileira, ou você ganha ou você ganha.
Fonte: R7