Tamanho da letra:
|

Gaúcho já fala em evitar rebaixamento no Estadual


Segunda-feira, 31/01/2011 - 09:45

Após quatro derrotas e nenhum ponto conquistado no Campeonato Carioca, o Vasco vive uma situação inédita e dramática em sua história: o rebaixamento na competição estadual. Com o fim de um aditivo do regulamento da competição, que impedia a queda dos quatro clubes considerados grandes, o time de São Januário, em penúltimo lugar na tabela, já começa a se preocupar com a triste realidade.

O aditivo no regulamento “caiu” quando surgiu o Estatuto do Torcedor. A partir daí, independentemente dos times, os dois últimos da competição vão ser rebaixados.

Técnico interino do Vasco, Gaúcho já está preocupado com esta possibilidade e avisou que o momento é de abrir o olho.

“Não podemos fugir da realidade. Sinceramente, sabemos que isso pode acontecer. Precisamos urgentemente dos resultados para evitar essa situação”, afirmou.

Apesar da péssima fase vivida pelo Vasco, o treinador interino assegurou que, pela tradição do clube, o time vai sair dessa.

“Tenho certeza que o Vasco, pela grandeza e pela força de reagir, tem totais condições de sair fora dessa situação. Vamos seguir trabalhando para nos livrar das últimas colocações”, encerrou.

O primeiro passo para o Vasco, já eliminado da Taça Guanabara, fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Carioca será dado nesta quinta-feira, quando o time recebe o Volta Redonda, a partir das 19h30 (horário de Brasília), em São Januário. Sem treinador, Gaúcho seguirá como interino.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CARIOCA SOBRE REBAIXAMENTO*

Com exceção das finalistas do campeonato, duas associações serão rebaixadas para a Série B de Profissionais de 2012, observadas as seguintes situações:

I- No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso.

II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno.

III- No caso somente uma associação terminar em última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso.

IV- No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB.

V- No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno.

*Informações são do site oficial da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Fonte: UOL