Tamanho da letra:
América responde à FFERJ que cumpriu exigências em Edson Passos
Segunda-feira, 24/01/2011 - 00:41
Punido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) com o veto de jogos no estádio Giulite Coutinho que envolvam os quatro grandes clubes cariocas devido a vários problemas observados dentro e fora do campo na partida contra o Flamengo, no sábado, o América-RJ divulgou na noite deste domingo um comunicado oficial em resposta à entidade. Na nota assinada pelo diretor geral do seu estádio, José Cláudio Lazzaroto, o América-RJ afirma que todas as determinações da Ferj foram cumpridas.
O clube só admite que houve problemas na transmissão do jogo vencido pelo time rubro-negro por 3 a 1, sem especificar quais. No entanto, o clube garante que "já está providenciando os reparos nos detalhes que causaram pequenos transtornos durante as transmissões e lamenta os problemas causados".
Confira abaixo a nota divulgada pelo clube rubro:
"COMUNICADO OFICIAL: AMERICA FOOTBALL CLUB
O America Football Club vem por meio deste comunicado esclarecer e lamentar os incidentes ocorridos no entorno do Estádio Giulite Coutinho no jogo entre o clube e o Clube de Regatas do Flamengo no sábado, válido pela segunda rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.
"Em relação à nota oficial emitida pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro neste domingo, dia 22 de janeiro de 2011, relatando os problemas ocorridos, o America esclarece que:
"Sobre o descumprimento das disposições do REC e RGC:
“O America Football Club respeitou e cumpriu, bem como divulgou com antecedência, tudo o que foi acordado na Reunião de Segurança e Plano de Operação de Eventos, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.
"Sobre as dependências disponibilizadas para a equipe visitante:
“O America Football Club cedeu duas cabines de rádio, com acesso independente, na área de imprensa, sendo estas cabines dotadas de cadeiras acolchoadas, ventiladores e boa visão do campo, com instalações sanitárias naquela área privativa. Além disso, disponibilizou 20 ingressos para a Diretoria visitante e 20 vagas de estacionamento gratuitas. Já a equipe de jogadores, utilizou-se de vestiário amplo, arejado, dispondo inclusive de espaço com grama sintética para o aquecimento que antecede a partida, e ótimas instalações sanitárias o que não se observa em quase nenhum outro campo liberado para realização de jogos do Campeonato Estadual.
"Sobre as dependências disponibilizadas para os árbitros:
“O America Football Club disponibiliza um vestiário amplo; de fácil acesso; com instalações sanitárias em excelentes condições; dotado de chuveiro com água quente; filtro com água natural e gelada para o conforto e preparo dos árbitros antes, durante e depois da partida, além de frutas e sanduíches. O America Football Club reitera que nunca antes houve problemas registrados em relação às dependências destinadas ao trio de arbitragem, ao contrário, são sempre muito elogiadas, o que não se observa em quase nenhum outro campo liberado para realização de jogos do Campeonato Estadual.
"Sobre as dependências destinadas à torcida visitante:
“O America Football Club disponibilizou três das quatro arquibancadas do Estádio Giulite Coutinho para a utilização da torcida visitante. Todas as arquibancadas estavam liberadas para uso segundo vistoria do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar. Cada setor de arquibancada era dotado de banheiros e bares funcionando normalmente, com água e material de higiene para os torcedores visitantes. Os ambulantes também estavam de acordo com as normas previstas no Estatuto do Torcedor e vendiam refrigerantes, água e comidas para os torcedores, com material descartável e recolhimento imediato das latinhas de embalagem. Cabe ressaltar que NADA foi jogado no gramado, por nenhuma das torcidas, o que evidencia a boa organização necessária ao desenvolvimento da partida.
"Sobre as dependências destinadas aos profissionais de imprensa:
“O America Football Club já está providenciando os reparos nos detalhes que causaram pequenos transtornos durante as transmissões e lamenta os problemas causados. Mas o clube registra que destinou cabines individualizadas, com bancadas, cadeiras e um banheiro exclusivo para utilização dos jornalistas, como sempre o fez desde a inauguração do Estádio.
"Sobre as dependências destinadas para a equipe de trabalho da Federação:
“O America Football Club disponibilizou para a Federação uma sala localizada à beira do gramado, com ar-condicionado, telefone, filtro com água natural e gelada, sofá e poltronas confortáveis, acesso à internet e impressora, ambos funcionando perfeitamente, além de um banheiro privativo.
"Sobre a falta de pessoal e equipamentos no posto médico:
“O America Football Club teve o espaço destinado para posto médico vistoriado pela Federação antes do início da partida, e aprovado pela mesma, assim como pelo Corpo de Bombeiro. O clube também registra que todos os atendimentos durante a partida foram feitos a contento do público presente e realizados pelo Corpo de Bombeiros com equipamento e medicamentos trazidos pelos paramédicos da brigada. O America Football Club cedeu sua sala do Departamento Médico com duas macas, mesa de exame, mesa para atendimento, ar-condicionado e banheiro próprio. Inclusive o local foi utilizado pela CBF para a realização dos exames antidoping após a partida.
"Sobre o despreparo do América Futebol Clube apresentado na prevenção, preparativos, desenvolvimento e coordenação da logística necessária ao evento:
“O America Football Club registra que foram seguidas todas as normas previstas no Estatuto do Torcedor. Além disso, o clube reitera que a condução e organização dos torcedores no entorno do estádio cabe aos policiais militares do GEPE. A logística dentro do Estádio Giulite Coutinho funcionou a contento, tanto que não houve incidentes no interior do estádio, com bares e banheiros funcionando em boas condições. O clube reitera que coibiu a venda de latas no interior do estádio para garantir a integridade dos torcedores, árbitros e jogadores, e assim impediu que objetos fossem atirados no gramado. Por sua conta, o America Football Club contratou uma equipe de segurança interna, composta de 20 pessoas, para ajudar na organização no interior do estádio. As bilheterias e roletas estavam funcionando com pessoal habilitado e realizaram vendas de ingressos até momentos antes da partida, todas elas fiscalizadas por um funcionário do America, um da equipe visitante e um da Federação. Tanto que não houve registro de falsificação de ingressos.
"Sobre a inobservância do América Futebol Clube referente às suas obrigações que instalou a desordem quanto aos acessos ao estádio, ocasionou tumultos e aumento dos riscos ao torcedor:
“O America Football Club registra que tudo o que era de responsabilidade do clube funcionou a contento. A organização externa cabe a Polícia Militar, que deve proporcionar segurança e conforto aos torcedores. Um funcionário e o diretor geral do estádio pediram ao tenente Bianchi que mandasse um efetivo para organizar a fila na entrada das roletas do estádio, mas o pedido não foi aceito. O clube também reitera que a decisão do fechamento do portão de entrada, bem como das catracas de acesso ao estádio, foi uma determinação do tenente Bianchi, do GEPE.”
Sendo assim, o America Football Club lamenta profundamente os incidentes ocorridos no entorno do Estádio Giulite Coutinho, até porque no interior do estádio o que se viu foi uma bela festa das torcidas, sem o registro de um único incidente entre os torcedores, inclusive com o convite formal do Presidente Ulisses Salgado para a Presidenta Patrícia Amorim assistirem juntos a partida, numa demonstração de civilidade e cortesia, como reza a tradição americana.
"Dr. José Cláudio Lazzaroto
Diretor Geral do Estádio Giulite Coutinho"
Fonte: GloboEsporte.com