Tamanho da letra:
|

PC Gusmão relembra tetracampeonato brasileiro conquistado pelo Vasco


Quarta-feira, 19/01/2011 - 14:24

No dia 18 de Janeiro de 2001, o Vasco vencia o seu quarto título do Campeonato Brasileiro. Uma data que muitos vascaínos guardam na memória completa dez anos nesta terça-feira (18/01). Apesar de estrear com uma derrota para o Sport por 2 a 0 em São Januário, a equipe vascaína fez uma bela campanha na primeira fase da Copa João Havelange, nome dado ao Brasileirão da época.

Nas oitavas de final passou pelo Bahia, com um empate na casa dos baianos e vitória por 3 a 2 no Rio. Vieram as quartas de final, e o surpreendente Paraná era o próximo adversário. Mas, jogando em casa o primeiro jogo, os vascaínos abriram uma boa vantagem ao vencer por 3 a 1, o que permitiu a derrota por 1 a 0 no Paraná. Na semifinal da competição, um duelo muito difícil marcou a classificação do Gigante da Colina. Após empatar por 2 a 2 com o Cruzeiro em São Januário, a equipe vascaína buscou o resultado fora de casa, vencendo por 3 a 1 e garantindo a vaga em mais uma final de Campeonato Brasileiro.

Chegou à final, e o azarão São Caetano era o adversário da vez. Na primeira partida da decisão o placar final ficou empatado por 1 a 1, em jogo realizado no Parque Antártica, São Paulo. No jogo que garantiria o título nacional, naquele 30 de dezembro de 2000, São Januário foi palco de um incidente que interrompeu a partida aos 23 minutos do primeiro tempo. Após muitas discussões, a final foi remarcada para o dia 18 de Janeiro, no Maracanã. E finalmente, com uma atuação inesquecível, a equipe vascaína espantou a zebra do São Caetano por 3 a 1, com gols de Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário, que terminou como artilheiro da competição nacional, com 20 gols marcados.

O atual técnico vascaíno, PC Gusmão, era preparador de goleiros daquela equipe e revelou um fato curioso que marcou a conquista do Tetracampeonato Brasileiro para o Vasco.

- Era um time muito bom, a gente estava de férias até que marcaram a final e fomos para o jogo e conquistamos o título. Um fato curioso, é que na véspera da final treinamos no campo do São Cristóvão, porque São Januário estava interditado. Na hora que começou o coletivo faltava um jogador, com isso convidaram um jovem chamado Rodrigo Souto. E com o bom desempenho no treino, chamaram ele para jogar no Vasco – comentou com exclusividade ao site oficial.

Fonte: Site oficial do Vasco