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Marcos Blanco diz que a história do Vasco é a grande peça de marketing
Sábado, 08/01/2011 - 00:50
Em uma acanhada sala de São Januário – acreditem, já foi bem menor –, esconde-se um laboratório de inacreditáveis alquimias. Ali, encravada na arquibancada atrás do gol, uma equipe de incansáveis profissionais entrega-se à tarefa de transformar projetos dos mais diversos matizes em ouro para os cofres do Vasco. Contrato com a Eletrobrás, programa de sócios, nova boutique, site, revista do clube, reforma do estádio, modernização do vestiário e camisas recordistas de venda são algumas das pepitas obtidas pelo departamento de marketing do Vasco nos últimos dois anos. À frente desta profunda transformação estão o vice-presidente de marketing, Fabio Fernandes, e o diretor de marketing do clube, Marcos Blanco. Alquimistas de mão cheia e coração cruzmaltino. Em entrevista ao blog Clube dos 4, do Jornal do Brasil, Marcos Blanco fala do drástico processo de reconstrução da área de marketing do Vasco, dos principais projetos já desenvolvidos pelo departamento, como a campanha “O Vasco é Meu”, e das novas ações já em andamento. “A história do Vasco é uma das grandes peças de marketing do clube, senão a maior. Esta biografia tem de ser contada, bem trabalhada.”
Pré-história
Quando chegamos, o Departamento de Marketing do Vasco se resumia a uma sala pequena com profissionais um pouco sem função definida. Era tudo muito confuso. A partir do momento em que fui convidado pelo Fabio Fernandes, vice-presidente de marketing, elegemos como prioridade elencar as necessidades do clube nesta área e montar uma equipe de trabalho. As deficiências eram muito grandes. Praticamente não tínhamos um site e muito menos uma equipe de conteúdo. Era uma pessoa, quase abnegada, que vinha ao clube uma vez por semana. Montamos uma estrutura de fato. Hoje, temos uma pessoa responsável por licenciamentos, aliás, o único integrante da atual equipe que já estava no clube, que conta com um assistente. Temos um profissional responsável por toda a parte de novas mídias, desde site, celular, geração de conteúdo e um focado no atendimento aos parceiros do clube. O departamento conta ainda com quatro jornalistas estagiários e um fotógrafo.
Vasco TV
Será exibida em TV aberta e na internet. Além de tratar das informações factuais, com foco maior, logicamente, no futebol, pretendemos usar, para resgatar a história do clube. Somente a partir de agora, estamos montando um banco de dados do futebol e o Centro de Memória do Vasco, sob liderança do vice-presidente Sr. João Ernesto, está organizando e catalogando o acervo histórico. Quem esteve aqui no passado não guardou, não teve essa preocupação. Não adianta o Romário fazer um gol histórico, registrarem as fotos e não deixarem no clube. Estamos na fase da reconstrução.
Programa de sócios
É um projeto de sucesso, uma das grandes marcas do processo de transformação por que passa o Vasco. A mobilização foi muito grande e o lançamento da campanha, um sucesso. Ao longo do caminho, pudemos perceber melhor as limitações de operação e fazer os ajustes necessários. O que é mais importante: todo este processo foi feito com enorme transparência. Todos os números estão disponíveis no site do programa (www.ovascoemeu.com.br). Hoje, contabilizamos mais de 56 mil cadastros, com quase 12 mil sócios adimplentes. Muita gente tenta fazer uma comparação com o Internacional, o que, a meu ver, não cabe dados o contexto e a realidade diferentes. O programa do Inter já conta mais de oito anos de criação, ou seja, já atingiu seu ponto de maturação. Nós ainda estamos no início do trabalho. Além disso, o estádio do Inter comporta muito mais pessoas do que o nosso. Podemos sim, estabelecer um limite para atender aos torcedores que comprem antecipadamente, estamos trabalhando nesse sentido.
Programa de milhagem
Nos últimos seis meses, implantamos um programa de milhagem vinculado ao título de sócio. Fizemos uma parceria com uma empresa especialista neste tipo de operação. É algo interessantíssimo para o torcedor. Ele vai somar pontos e trocar por uma série de benefícios, a começar por descontos em uma série de estabelecimentos.
História
A história do Vasco é uma das grandes peças de marketing do clube, senão a maior. Esta biografia tem de ser contada, bem trabalhada. O clube precisa de um museu, de um estádio mais moderno, de uma rede própria de distribuição de produtos oficiais. São todas partes de uma mesma engrenagem. Estamos nos estruturando para isso. O clube está crescendo de todas as formas, na gestão financeira, na gestão patrimonial, na gestão da imagem. Não é só um trabalho do marketing. Apenas damos suporte e visibilidade às mudanças em curso em todo o clube. Há muita gente trabalhando pesado, não apenas no futebol, mas em toda a administração. Tudo isso orquestrado pelo Roberto, que conseguiu reunir uma gama de profissionais e empresários bem sucedidos. Esse é o caminho.
Patrocínio
Além dos contratos de patrocínio já fechados e outros ainda em negociação, estamos fazendo muita permuta. Isso está desonerando o caixa do clube, está dando fôlego. O clube tem de rodar. Temos um estádio com uma considerável despesa fixa. Então, estamos conseguindo enxugar isso. Lançamos a loja virtual oficial. Temos um grande projeto com a Brahma para restaurar todos os vestiários, a academia dos jogadores e sala de imprensa – que já foi divulgado. Estamos promovendo a pintura do estádio com as tintas Iquine.
Nova loja
A mega loja de São Januário será uma loja de padrão internacional. Serão 1000 m². Os torcedores terão acesso a todos os produtos licenciados do Vasco com o conforto e o tratamento que merecem. Por conta deste projeto e da rede franquias, poderemos aumentar o catálogo de produtos oficiais. É claro que, no futebol, todos os esforços da diretoria estão concentrados na montagem de um time cada vez mais competitivo, que dê alegrias ao torcedor. No futebol, sem a bola na rede, todo o entorno perde importância. Mas é preciso criar toda uma estrutura para aproveitar o momento em que colheremos os frutos deste trabalho dentro das quatro linhas.
Franquias
Estamos montando uma rede de lojas franqueadas em todo o Brasil. A meta é chegar a cem lojas em até cinco anos. Esse vai ser o grande pulo na luta contra a pirataria. O torcedor terá acesso facilitado a produtos oficiais com todas as variações de preços, gerando receita para o clube. Teremos um grande avanço em termos de licenciamento, além da exposição da marca. A marca Vasco estará presente nas principais cidades brasileiras, nos maiores shopping centers, perto do seu torcedor. Este é um projeto que já nasce com consumidor garantido. O torcedor apaixonado responde. A paixão funciona sozinha. O torcedor poderá ainda comprar o plano de sócio na loja, assinar a revista do clube, adquirir um cartão afinidade.
Clube família
O Vasco é um clube diferente. O ex-jogador cria laços. Muitos trabalham aqui, como Galdino, Gaúcho, Jorge Luiz, Acácio, Carlos Germano, o próprio PC Gusmão. O clube tem de preservar isso. É muito saudável! A gente procura disseminar este espírito. Em nossos veículos oficiais de comunicação, estamos sempre produzindo pautas em cima desta relação que ultrapassa a fronteira do profissionalismo. Isso passa para os jogadores que estão chegando. Ele sente o como é bom jogar pelo Vasco. Assim como ele precisa ter à disposição uma estrutura que lhe permita desenvolver bem o seu trabalho. É neste sentido que toda a diretoria está trabalhando. O vestiário de São Januário, por exemplo, é bom, comparado com vários do Brasil, mas vai ficar ainda melhor.
Resposta do torcedor
O departamento de marketing do Vasco precisa ter a sensibilidade necessária para medir entre os torcedores a aceitação às ações tomadas pelo clube. É uma de nossas maiores preocupações. Tentamos ouvir as pessoas de fora, perguntar o que estão achando. É importante saber! Vivemos intensamente o dia a dia do Vasco e, por consequência, do vascaíno. Temos de ter a humildade necessária para ouvir a voz do torcedor e interpretá-la na sintonia fina do nosso trabalho. Nossa missão é árdua. Precisamos cativar a criança que está chegando agora e, ao mesmo tempo, estimular em seu pai o orgulho de ser vascaíno. Somos milhões. Podemos ser ainda mais.
Fonte: Blog Clube dos 4 - Jornal do Brasil