Quando o técnico Paulo César Gusmão assumiu o comando do Vasco, na metade de 2010, o zagueiro Fernando passou a ter mais espaço no time e se tornou titular. A favor dele pesava a experiência e a liderança positiva que tem no elenco, mas com a sequência dos jogos ele acabou perdendo a posição. Primeiro para Titi e depois para Cesinha. O jogador passou a nem ser relacionado para o banco de reservas.
Ao fim da temporada, muitos davam como certa a saída do zagueiro, que tem contrato até o meio do ano. Apesar de não esconder de ninguém que está insatisfeito com a inatividade, ele não se acomodou e ganhou ainda mais respeito no clube, a ponto de ser citado como exemplo de profissionalismo pelo técnico PC Gusmão
- O fundamental é o respeito e a competitividade. Tem que saber o seu potencial mas também o do companheiro. Acatar as decisões. Eles já conhecem a nossa metodologia, e sabem que as oportunidades serão dadas. Às vezes alguns jogadores ficam chateados mas em momento algum se entregam. Cito o caso do Fernando, que foi titular da equipe e saiu. Foi profissional o tempo inteiro, trabalhou até o último dia, e isto fez a sua continuidade. Importante eles terem essa referência.
A última partida oficial de Fernando no Vasco foi contra o Internacional, dia 19 de setembro. O zagueiro entrou em campo em um amistoso contra o Santos, dia 17 de novembro.
Fonte: GloboEsporte.com