Tamanho da letra:
|

Saiba como estão os times pequenos para o Estadual 2011


Terça-feira, 28/12/2010 - 10:04

A pouco mais de três semanas do começo – a bola vai rolar quarta-feira 19 de janeiro -, ainda não é grande a movimentação dos chamados clubes de menor investimento em torno de contratações para o Campeonato Carioca de 2011, que será disputado em dois turnos por dezesseis times, que jogarão entre si nos Grupos A e B na Taça Guanabara – 1º turno – e se cruzarão na Taça Rio – 2º turno.

Grupo A - Flamengo, Vasco, America, Americano, Boavista, Nova Iguaçu, Resende e Volta Redonda.

America - Participação apagada este ano, apesar do empenho de Romario, que montou uma boa comissão técnica e teve bom patrocinador. Fará a pré-temporada em 2011 em Trajano de Morais, região central do estado. O diretor de futebol é Edu – maior ídolo da história do clube -, que contratou o técnico Gilson Gênio, ex-ponta-esquerda do Fluminense. O último título de campeão do clube foi em 1960, sob o comando do técnico Jorge Vieira, atual presidente da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol.

Americano - Participação sem brilho este ano, aposta numa preparação mais intensa para recuperar a imagem em 2011. Ainda não anunciou contratações nem o local da pré-temporada. O técnico é Paulo Marcos, ex-zagueiro do próprio clube.

Boavista - Participação apenas razoável este ano. O técnico que está preparando o time para a campanha de 2011 é Alfredo Sampaio, que já trabalhou no próprio clube quando ainda se chamava Barreira. Seus jogos com os pequenos será em seu estádio – Elcyr Resende -, em Bacaxá, distrito de Saquarema, na região dos lagos, onde fará a pré-temporada. Ainda não anunciou contratações.

Nova Iguaçu - Vice-campeão da Série B este ano, volta mais animado para a campanha de 2011. Chegou a anunciar que o ex-jogador Zinho – sócio do clube – seria o técnico, mas decidiu manter Josué Teixeira, ex-Fluminense, que fez bom trabalho em 2010. Até agora não anunciou o local da pré-temporada nem contratações de impacto.

Resende - Fez boa campanha em 2009 quando venceu (3 a 1) o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara, mas não repetiu o brilho este ano. Montou comissão técnica experiente – Paulo Campos, ex-técnico do Fluminense e da seleção do Sudão -, Nardo Siqueira – preparador-físico que foi do Botafogo e voltou do Qatar – e o treinador de goleiros Jorge Lourenço. A única contratação anunciada é a do goleiro Eduardo, ex-Bangu, Atlético Mineiro e Grêmio.

Volta Redonda – Recuperar o tempo perdido – campeão da Taça Guanabara e vice-campeão carioca em 2005 – é o objetivo, após a quase queda para a Série B em 2009 e uma campanha discreta este ano. O presidente Rogerio Lourenço aposta no trabalho do técnico Marcio Bittencourt, que já dirigiu o Corinthians, e na contratação de alguns reforços como o atacante Jean, ex-Flamengo e Vasco.

Jogos da primeira rodada: Flamengo x Volta Redonda, Vasco x Resende, Boavista x America, Americano x Nova Iguaçu.

Grupo B - Botafogo, Fluminense, Bangu, Cabofriense, Duque de Caxias, Macaé, Madureira e Olaria.

Bangu - A pré-temporada será em Atibaia, interior paulista, mas o técnico Gabriel Vieira, que este ano dirigiu o America, ainda não conta com reforços capazes de melhorar o rendimento do time. O Bangu passou quatro anos na Série B e as últimas campanhas não têm sido favoráveis.

Cabofriense – Contratou o experiente Ernesto Paulo, ex-Flamengo, Botafogo e seleções brasileiras de base e principal, mas logo o dispensou por divergência nos métodos de trabalho. O técnico que está preparando o time para 2011 é Luis Antonio Zaluar, que voltou do mundo árabe depois de várias temporadas. A Cabofriense, dirigida pelo técnico Roy, foi campeã da Série B do Rio este ano.

Duque de Caxias - Artur Bernardes, que teve curta passagem em 1995 no Flamengo, trabalhou no Peru, Portugal e Arábia Saudita, é o novo técnico. Depois da saída de Gilson Kleina, o clube tentou Andrade, mas não houve acordo. Artur Bernardes assume pensando em boas campanhas no Carioca e no Brasileiro em que o time voltará a disputar a Série B como único representante do Rio de Janeiro. O Duque de Caxias não tem apoio financeiro da prefeitura.

Macaé - Manteve o experiente treinador Dário Lourenço, que trabalhará com a base de jogadores deste ano em que o time esteve perto de subir para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os dirigentes remodelaram o estádio, que será utilizado também pelo Flamengo em alguns jogos com os pequenos. O gramado era de dimensões de Copa do Mundo – 105 x 68 -, mas foi ampliado para 110 x 70.

Madureira - Motivado por ter subido para a Série C do Campeonato Brasileiro e baseando-se em organização e estrutura oferecidas pelo presidente Elias Duba, a comissão técnica acredita em mais uma boa campanha no Carioca de 2011. O técnico Antonio Carlos Roy é destaque no trabalho de equipes menores e quase sempre não gosta de ter figuras de nome para comandar.

Olaria - Depois de quatro anos apagado, o Olaria voltou à elite do futebol carioca com o vice-campeonato da Série B de 2009. Mas, este ano, o time só conseguiu se manter. As perspectivas não são muito animadoras para 2011. Não há nomes anunciados nem local definido da pré-temporada. O técnico é Luis Antonio Ferreira, que trabalhou nas divisões de base do Vasco e na seleção feminina do Brasil.

Jogos da primeira rodada: Botafogo x Duque de Caxias, Bangu x Fluminense, Olaria x Madureira, Macaé x Cabofriense.

Fonte: Blog do Deni Menezes