Tamanho da letra:
|

Oposição divulga nota sobre reportagem acerca da década do Vasco


Sexta-feira, 24/12/2010 - 20:10

Nota publicada pelo site do Casaca, principal grupo de oposição na política vascaína:

Cúmplices das Mentiras do “novo Vasco”

Um veículo das Organizações Globo decidiu fazer um “especial” sobre o que resolveu chamar de “a pior década da História do Vasco”. Já tivemos a oportunidade de mostrar em outras notas que a premissa do conjunto de reportagens é falsa.

Na matéria de hoje trata-se da dívida do clube. Da administração passada para a atual, a dívida do clube saltou de cerca de 190 milhões para 327 milhões. Esse “ajuste”, conforme o CASACA! já tratou diversas vezes, foi feito na canetada pelo Sr. Nelson Monteiro da Rocha na transição do Balanço Patrimonial de 2008. Dívidas foram inventadas para que posteriormente fossem paulatinamente suprimidas a fim de demonstrar uma recuperação financeira falsa. Tática calhorda.

A primeira questão surge exatamente daí: como pode uma reportagem que se diz séria valer-se dos números divulgados por alguém que teve as contas de 2009 reprovadas pelo Conselho Fiscal? Como pode uma reportagem que se diz séria valer-se dos números divulgados por alguém cuja proposta orçamentária para 2011 não receberá parecer do Conselho Fiscal, por absoluta falta de consistência nos números? Como pode uma reportagem que se diz séria valer-se dos números divulgados por alguém que elaborou a mais ridícula e inatingível proposta orçamentária da História do Vasco, a do ano de 2010?

Ao tomar como verdadeiros os números forjados pela “administração” atual, o Globo Esporte.com se mostra cúmplice das trapalhadas, tropeços, incompetência e opacidade da “diretoria” atual. Até aí, nada de novo. O problema é que ao lançar mão da matemática fajuta do doutor Rocha e seus asseclas, o veículo global ataca em duas vertentes: ao passo em que tenta dar legitimidade a um especial sem pé nem cabeça, arremessa o Vasco no limbo dos clubes mais endividados do país. Basta que se tome a própria tabela apresentada na matéria: com dívidas de 190 milhões, o Vasco seria o sexto clube mais endividado do país, o melhor dos cariocas e bem próximo da média nacional. Com 327 milhões de dívidas forjadas pelo mago da invenção que é vice-presidente de finanças do Vasco, o clube está em segundo no ranking dos mais endividados. Encontrando, então, justificativa para (quase) todos os fracassos de 2008 para cá.

O compromisso com a verdade nunca foi o forte do jornalismo esportivo do Globo. Neste conjunto de reportagens, por exemplo, não é citado em momento algum o torniquete financeiro sustentado pelas organizações contra o Vasco. Já que se falou de endividamento, o Globo Esporte.com poderia fazer um levantamento das dívidas que foram contraídas enquanto as Organizações se negaram a pagar as cotas de TV do Vasco, durante 18 meses. Tomar a opinião de um sepultado político como é o Sr. José Henrique Coelho também parece incoerente, um passo a mais para a mentira. Quase tão desastroso quanto se valer dos números falsos elaborados por Nelson Rocha.

Enfim, se o GloboEsporte.com encerra 2010 tentando embarcar na campanha política do Vasco para 2011, começou mal. O desastre do Vasco chama-se administração Roberto Dinamite, sua segunda divisão, seus golpes, calotes, falcatruas, descrédito e falta de representatividade. Disso sim o Vasco precisa e vai se livrar. E assim será, ainda que o GloboEsporte.com tenha outros planos para o Vasco como, por exemplo, mantê-lo no patamar de mediocridade em que se encontra hoje.

CASACA!


Fonte: Casaca