Tamanho da letra:
|

Vasco, time mais vitorioso do Brasil no ano de seu centenário


Sexta-feira, 10/12/2010 - 19:44

O Corinthians é mais um grande clube brasileiro a ter sido vítima da chamada Maldição do "Centenada" ou "Semternada", isto é, quando um clube que não consegue conquistar um título em seu ano de centenário. Fundado a 1 de setembro de 1910, o alvinegro paulista ficou em quinto no Estadual, foi eliminado nas oitavas de final da Taça Libertadores da América e terminou o Brasileiro em terceiro, depois de ter liderado a competição em várias rodadas.

Além de um ano sem conquistas, o clube de Parque São Jorge investiu mais de R$ 30 milhões numa equipe cujos astros são Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos, ambos campeões mundiais pela seleção e colecionadores de trofpeus pelos clubes por onde passaram.

Entretanto, os corintianos não foram os únicos a passar o centenário em jejum. Dentre os clubes mais famosos do país, o primeiro a ter completado cem anos foi o Flamengo, em 1995. Mmesmo tendo contratado Romário - à época o melhor do mundo, um ano depois do tetracampeonato mundial - foi vice-campeão estadual, eliminado nas semifinais da Copa do Brasil e terminou em 14 no Brasileirão. A torcida do Flamengo foi a primeira a ter sofrido gozações e a ter ouvido os gritos de "centenada".

Quatro anos depois, em 1999, outro rubro-negro chegou à centésima página de sua história, o Vitória, da Bahia. Mais bem sucedido que o rubro-negro carioca, levantou a Copa Nordeste e o Estadual, além de ter sido o terceiro no Brasileiro. Na Copa do Brasil, saiu nas oitavas-de-final.

Em Recife, em 2001, o Náutico foi campeão pernambucano, repetindo o feito em 2002.

Rival do Flamengo, o Fluminense completou cem anos em 2002, quando ganhou o Estadual, foi quinto no Rio-São Paulo, saiu da Copa do Brasil nas quartas de final e foi até as semifinais do Brasileirão. Em 2003, o clube centenário era o Grêmio. Deixou o Estadual, na primeira fase, lutou para não ser rebaixado no Brasileiro e foi eliminado da Libertadores nas quartas.

Já o Botafogo fez cem anos em 2004 (no futebol, porque a parte oriunda das regatas é de 1894). Não foi nem sequer à fase semifinal do Estadual, saiu da Copa do Brasil na segunda fase e lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileiro.

No ano de 2005, o Sport Recife completou seu primeiro século de existência. Também passou em branco. Mais recentemente, em 2008, o Atlético-MG perdeu o Campeonato Mineiro para o Cruzeiro. Na Copa do Brasil, foi eliminado na fase de quartas de final. Na Sul-Americana não passou da primeira fase e no Brasileiro terminou em 12.

Em 2009, o Internacional foi outro a ter uma boa lembrança de seu centenário: ganhou, invicto, o bi gaúcho. Perdeu os títulos da Copa do Brasil, para o Corinthians, e a Recopa Sul-Americana para a LDU de Quito, além de ter sido vice-campeão brasileiro para o Flamengo. Também no ano passado, o Coritiba investiu pesado, mas foi terceiro no estadual e acabou rebaixado no Brasileiro. Este ano, conseguiu garantir, como campeão da série B, a volta para a Primeira Divisão em 2011.

No ano que vem, não haverá clube grande centenário, mas em 2012 será a vez do Santos, e em 2014, a do Palmeiras.

Uma exceção na maioria de clubes fracassados em seu ano centésimo ano, o clube que teve mais motivos para festejar seu centenário foi o Vasco, que em 1998 conquistou a Taça Libertadores da América - o maior troféu de sua história, junto com o Sul-Americano de 1948 -, além de ter ganho também o Estadual. Só não levou a taça do Mundial, tendo sido superado pelo Real Madri.

Fonte: Globo Online