Tamanho da letra:
Vasco pega Ceará de olho na Sul-Americana com time cheio de jovens
Domingo, 05/12/2010 - 12:07
Em um dia em que se decide o título do Brasileiro e o último time rebaixado para a Série B, a disputa por uma vaga na Copa Sul-Americana poderia ficar em segundo plano. Menos para Vasco e Ceará. Os dois times disputam, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), em São Januário, um duelo decisivo para garantir presença na competição internacional do ano que vem.
A matemática não é simples. Afinal, tudo depende do resultado do Goiás na final da Sul-Americana deste ano. Se o Esmeraldino vencer o torneio (no primeiro jogo, ganhou por 2 a 0 do Independiente-ARG), o Brasileirão terá menos uma vaga na Libertadores, fazendo com que o quarto colocado se classifique para a Sul-Americana, tirando a vaga do 14º colocado dessa competição. Por isso, o time cearense precisa de pelo menos um empate para se garantir e não depender de outros resultados. Para o Vasco, só a vitória carimba o passaporte cruzmaltino sem precisar se preocupar em fazer contas.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes do jogão em Tempo Real, com vídeos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe ao vivo para todo o Brasil. O jogo será apitado por Wilson Luis Seneme (Fifa/SP), auxiliado por Márcia Caetano (RO/Fifa) e Luis Alberto Kallenberger (SC)
O QUE ESTÁ EM JOGO
Vasco: Para o time da Colina, o jogo vale, principalmente, a vaga na Copa Sul-Americana e a certeza de voltar a disputar uma competição continental. O técnico PC Gusmão também quer terminar o ano com vitória para não ver seus comandados serem severamente questionados.
Ceará: O Vovô está quase garantido na Copa Sul-Americana do próximo ano. Com 47 pontos, a equipe não pode mais ser alcançada pelo Flamengo, que tem 43 e está em 15º. A equipe entra em campo em São Januário para fechar bem a temporada, se garantir no torneio continental e não deixar o adversário deste domingo passar à sua frente na classificação.
AS ESCALAÇÕES
Vasco: Com os muitos desfalques para a partida, PC vai mandar um grupo de garotos para o jogo. A dúvida está no meio, onde Fumagalli e Caíque disputam posição. A escalação dever ser: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Renato Augusto, Romulo, Allan e Caíque (Fumagalli); Eder Luis e Jonathan.
Ceará: Dimas Filgueiras teve que realizar uma mudança de última hora no Ceará. O zagueiro Anderson foi suspenso pelo STJD na sexta-feira e será substituído por Erivelton, que fará dupla com Fabrício. Provável escalação: Michel Alves; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Eusébio; Michel, Heleno, Camilo e Reina; Magno Alves e Marcelo Nicácio.
QUEM ESTÁ FORA
Vasco: Zé Roberto está suspenso. Jumar, Felippe Bastos e Felipe lesionados. Carlos Alberto foi liberado para resolver problemas pessoais.
Ceará: No Vovô, os zagueiros Diego Sacoman e João Marcos e o meia Geraldo estão suspensos. No departamento médico estão o goleiro Diego, o zagueiro Anderson, os laterais Vicente e Ernandes e o atacante Misael.
FIQUE DE OLHO
Vasco: Ramon voltou de lesão na partida contra o Corinthians e se movimentou bem. O lateral é importante arma cruzmaltina para assegurar vaga na Sul-Americana.
Ceará: O principal nome do Ceará neste segundo semestre é o atacante Magno Alves. O jogador foi um dos responsáveis pelo time ter se reerguido no Brasileirão e não ter lutado contra o rebaixamento. Com nove gols, ele é o artilheiro da equipe na disputa.
O QUE ELES DISSERAM
Dedé (zagueiro do Vasco): "Queremos acabar o Brasileiro da melhor maneira e com uma vitória diante de nosso torcedor. A vaga na Copa Sul-Americana vai ser importante para a gente. Temos que tentar de tudo para não deixar ela escapar"
Dimas Filgueiras (técnico do Ceará): "Avalio de uma maneira muito positiva a campanha do Ceará no Brasileiro. Muitas pessoas davam como certa a volta do time à Série B, mas os jogadores mostraram ter qualidade e provaram seu valor. É uma competição muito dura e de alto nível técnico. Vamos encerrar nossa participação contra o Vasco no Rio de Janeiro e esperamos voltar para Fortaleza com um bom resultado".
NÚMEROS E CURIOSIDADES
- Na Série B do ano passado, o confronto entre as equipes ficou empatado. No turno, em jogo no Castelão, o Cruzmaltino vanceu por 2 a 0, com gols de Ramon e Léo Lima. Já no returno, no Maracanã, o Ceará devolveu o placar, com Wellington Monteiro e Motta mexendo no marcador.
- O desempenho do Vasco como mandante neste Brasileiro é regular. Em 18 jogos, a equipe conseguiu oito vitórias, nove empates e uma derrota, de 1 a 0 para o Guarani. Ao todo, foram 31 gols marcados e 20 sofridos, com um aproveitamento de 61,1%.
- O Ceará tem sido um péssimo visitante neste brasileiro. A única vitória do time foi na última partida antes da Copa do Mundo, sobre o Atlético-MG, no Mineirão. Washington fez o gol na vitória de 1 a 0. Nos outros 17 jogos, foram oito empates e nove derrotas.
ÚLTIMO CONFRONTO
No primeiro turno, o confronto foi no Castelão, em Fortaleza. Apesar do maior volume ofensivo do time da casa durante quase todo o confronto, quem saiu vencedor foi o Vasco. O Cruzmaltino bateu o Ceará por 2 a 0. No primeiro tempo, Zé Roberto abriu o placar após passe de Eder Luis, em jogada de contra-ataque. Na segunda etapa, Felipe Bastos fechou o marcador após pegar um rebote em uma cobrança de falta dele mesmo.
Fonte: GloboEsporte.com