Tamanho da letra:
Corinthians x Vasco confirmado no estádio Pacaembu
Terça-feira, 23/11/2010 - 15:56
O duelo entre Corinthians e Vasco, que acontece no domingo, dia 28 de novembro, será mesmo no Pacaembu. No último dia 11, quando o clube paulista obteve um efeito suspensivo em relação à perda de mando de campo em função de atos de vandalismo de torcedores do Palmeiras – que ocorreram no Pacaembu, quando o Corinthians era mandante –, a torcida era para que se esgotasse o prazo mínimo para a mudança de local da partida antes que houvesse o julgamento do recurso, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). E foi isso o que ocorreu.
De acordo com o Estatuto do Torcedor, é preciso um mínimo de oito dias para que seja feita a mudança no local dos jogos, ou seja, precisaria que isso acontecesse até o último sábado, dia 20. Como obteve um efeito suspensivo e o julgamento do recurso não acontecerá nem mesmo nesta semana, o Pacaembu será mesmo o palco da partida do Corinthians, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o recurso em pauta somente no mês de dezembro, caso o Corinthians não consiga reverter a punição sofrida em primeira instância na Justiça Desportiva nacional, terá que cumprir a perda de mando de campo jogando no mínimo a 100 quilômetros de São Paulo em sua primeira partida como mandante no Campeonato Brasileiro de 2011. O clube ainda foi multado em R$ 10 mil.
O Palmeiras também recorreu da decisão e obteve um efeito suspensivo. Dessa forma, o jogo contra o Fluminense, que aconteceria em Araraquara/SP, voltou a ser na Arena Barueri.
Entenda os detalhes da denúncia:
A denúncia às duas equipes se deu através de prova de vídeo da Procuradoria, que teve acessos a imagens em que torcedores do Palmeiras, inconformados com a derrota no clássico no Pacaembu, agiram com vandalismo ainda nas arquibancadas, arremessando copos com urina, pedras e até grade de ferro em direção a jornalistas e torcedores corintianos.
O Corinthians foi denunciado por “deixar de manter local com infra-estrutura necessária a assegurar a segurança”, como prevê o artigo 211 – do qual foi absolvido –, e “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos”, conforme o artigo 213 § 1º III, ambos do CBJD. O Alviverde foi denunciado apenas no segundo dos dois artigos, no qual os dois foram punidos. O primeiro perdeu um mando de campo, enquanto o segundo perdeu dois, já tendo cumprido um deles.
No Justicadesportiva.com.br você acompanha as notícias do futebol brasileiro
Fonte: Site Justiça Desportiva