Tamanho da letra:
|

Dinamite quer Vasco revelando jogadores como o Barcelona


Segunda-feira, 22/11/2010 - 21:10

Vice-presidente econômico do Barcelona entre 2003 e 2008, o empresário Ferran Soriano concedeu nesta segunda-feira uma palestra para membros do Clube dos 13 e destacou o trabalho das categorias de base do clube catalão como segredo do sucesso na Espanha e em todo o mundo.

"No Barcelona é exigido dos treinadores da base que escalem o time na mesma formação da equipe profissional, para que o garoto aprenda desde os 5 ou 7 anos a jogar no estilo do clube, independentemente se a equipe irá ganhar ou não as partidas e os campeonatos", declarou o dirigente em um dos grupos de trabalho da "Soccerex", a maior feira de negócios de futebol do mundo, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

Soriano explicou que a medida não ajuda o clube apenas dentro de campo, com bons resultados, mas também contribui para que as contas estejam sempre em dia.

"Isso não tem apenas um sentido esportivo, mas também econômico. Hoje em dia, contratar um bom jogador custa caro, então é melhor formá-lo dentro do próprio clube".

Um dos dirigentes presentes no evento, o presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, considera possível colocar a proposta em prática no Brasil, apesar das circunstâncias diferentes e das adversidades, como o assédio de empresários.

"É complicado comparar qualquer clube do mundo ao Barcelona, que tem milhares de sócios e cotas privilegiadas de TV e patrocínio. No entanto, nós podemos e devemos melhorar a estrutura do clube para, assim como eles (Barcelona), formar o atleta e garantir que ele permanecerá conosco por muito tempo", comentou Dinamite, para depois detalhar as medidas que podem ser adotadas.

"Temos que ter um bom relacionamento com o jovem jogador e também com seus familiares, para que se crie uma identificação com o clube. O jogador, quando novo, não tem dono e pode sair quando quiser, mas temos que trabalhar para que o continue sendo a referência na hora de formar os atletas", explicou.

Como exemplo do que considera uma instituição esportiva com boa estrutura e profissionalizada, Dinamite citou o trabalho do diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, que começou no meio administrativo para depois trabalhar no Grêmio, de onde surgiu para o cenário nacional.

"No meio futebolístico, há esse tabu de que o dirigente tem que nascer no futebol, o que não é verdade. O Rodrigo Caetano representa bem isso. Veio para o esporte com uma mentalidade diferente e hoje desperta o interesse de clubes como Grêmio e Fluminense".

Ainda sobre Caetano, Dinamite afirmou que a renovação de contrato está próxima e que já há uma proposta do clube sendo analisada pelo diretor.

"A renovação está encaminhada. Fizemos uma proposta que é muito boa para ele e para nós, já que queremos dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito", finalizou.

Fonte: Terra