Tamanho da letra:
|

Eduardo Paes: 'Joguei a ideia no ar, quem decide é o Nuzman'


Quarta-feira, 10/11/2010 - 01:02

O prefeito Eduardo Paes quer reformar o estádio do Bangu e fazer em Moça Bonita um polo de rúgbi na cidade. O esporte está previsto para ser disputado, durante as Olimpíadas de 2016, em São Januário. O prefeito disse, terça-feira, que a mudança, caso seja realizada, ampliaria os bairros a serem beneficiados pelos Jogos. Ele revelou ainda enfrentar dificuldades de aprovação das melhorias necessárias no estádio do Vasco por conta de resistências do conselho do clube.

- Esse é um desejo meu. Joguei a ideia no ar, quem decide é o (Carlos Arhur) Nuzman (presidente do Comitê Organizador Rio 2016). Nos cabe fazer equipamentos olímpicos que gerem impactos positivos para a região em que vão estar. Não que o entorno de São Januário seja o melhor lugar do mundo, mas já terá um impacto positivo com a melhoria na Zona Portuária e a ligação da Quinta com o Maracanã - argumentou o prefeito.

Paes disse que pretende investir cerca de R$ 25 milhões no estádio do Bangu, que teria capacidade para 20 mil pessoas. Ele planeja, ainda, patrocinar times de rúgbi na Zona Oeste.

Enquanto isso, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), a prefeitura e o CO Rio 2016 lançaram ontem o concurso que vai selecionar os projetos arquitetônicos das instalações olímpicas na Zona Portuária. Os candidatos desenvolverão propostas para a Usina de Asfalto da prefeitura e imóveis vizinhos na Avenida Francisco Bicalho, além de um terreno conhecido como Praia Formosa, na Praça Marechal Hermes, ao lado da Rodoviária Novo Rio. Eles deverão indicar também, em cada um dos terrenos, quais áreas deverão ser convertidas, após os Jogos, em hotéis, prédios residenciais e um centro de convenções de médio porte. Serão recebidos projetos para as vilas de Mídia e de Árbitros, com um total de 10.600 quartos, e para os centros de Mídia Não Credenciada, Principal de Operações (MOC), Operacional de Tecnologia (TOC), de Distribuição de Uniformes (UAC), Principal de Distribuição (MDC) e Principal de Credenciamento (MAC).

De acordo com seus organizadores, o concurso Porto Olímpico será realizado em etapa única e seus vencedores serão conhecidos em fevereiro de 2011.

Fonte: Globo Online