Tamanho da letra:
Coritiba pode garantir volta à Série A em São Januário nesta 3ª-feira
Terça-feira, 09/11/2010 - 10:06
O dia 9 de novembro — hoje — pode entrar para a história do Coritiba. Se vencer o Duque de Caxias, às 21 horas, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, o time paranaense garante o retorno à primeira divisão nacional. Sem cálculos estatísticos. Sem resultados paralelos. Basta vencer. A partida é válida pela 35ª rodada da Série B de 2010.
A matemática permite essa primazia ao Coritiba, líder da Série B, com 64 pontos. Uma vitória faz com que chegue a 67 pontos. Faltando essa e mais três rodadas para o fim da competição, o time não poderia mais ser alcançado por nenhuma equipe que não esteja na zona de acesso à elite, o G4. O Sport, hoje o quinto colocado, tem 54 pontos e chegaria, no máximo, a 65. Isso se vencer todas as quatro partidas restantes.
Ney Franco, técnico do Coritiba, admite a ansiedade por esse momento. “É uma ansiedade controlada mas a gente não vê a hora de terminar aquele jogo em que se definitivamente consiga isso, e tem possibiliadde real nessa rodada”, declarou ele, ressaltando que talvez nem uma vitória seja necessária para que o acesso seja confirmado hoje. “Se a gente vencer, consegue a classificação. Mas existem outras possibilidades, independente do nosso resultado, se porventura o Sport for derrotado ou empatar com o Vila Nova”. Nesse caso, porém, também é preciso que a Portuguesa (53 pontos) não vença o Brasiliense, em São Paulo.
O otimismo dentro do clube é tanto que fala-se abertamente em buscar o título. “Até pela rodada, a gente não pode falar em outra coisa, cobrar dos atletas e nos cobrar a palavra 'título'”, declarou o treinador. “Se conseguir a vitória, podemos definir no sábado, dar uma volta olímpica em casa”, completou. O jogo de sábado, a que Ney Franco se refere, é contra o Figueirense, no Couto Pereira. O time catarinense é o segundo colocado na Série B, com 60 pontos. Se o Coritiba de fato vencer as duas partidas (hoje e na próxima rodada, num confonto direto contra uma equipe do G4), garante o título no sábado mesmo, independente de qualquer outro resultado.
Antes disso, porém, o clube paranaense reconhece que terá pela frente um adversário duro na noite de hoje. No primeiro turno, o Coritiba tinha o mando de campo e mesmo assim acabou derrotado pelo Duque de Caxias por 2 a 0, em Joinville (SC). "A gente sabe que é difícil, até élo que viu do Duque de Caxias. O Duque jogou muito bem com o Figueirense (o jogo, em Florianópolis, terminou 0 a 0), inclusive com possibilidade real de vencer", falou Ney Franco. "Vamos encontrar um bom time pela frente, mas temos que tentar neutralizar os principais lances para sair com a vitória", afirmou o volante Leandro Donizete.
Fonte: Bem Paraná