Tamanho da letra:
|

Policiais do Rio testarão tecnologia do FBI no clássico deste domingo


Domingo, 07/11/2010 - 03:30

Policiais do Rio estão recebendo treinamento de agentes do FBI (Federal Bureau of Investigation) para lidar com uma ferramenta virtual criada pelo órgão americano após os ataques que derrubaram as torres gêmeas, em 11 de setembro de 2001. Como mostra reportagem de Gustavo Goulart, publicada pelo GLOBO, o software de segurança foi oferecido pelo FBI na semana passada à Polícia Militar para ser testado neste domingo, durante o jogo entre Vasco e Fluminense, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. A primeira avaliação poderá credenciá-lo para ser testado também no réveillon e no carnaval. E, se for aprovado, será usado na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Será o primeiro teste do Centro de Comando Virtual (VCC, na sigla em inglês) num grande evento no Brasil. Trata-se de uma plataforma criada pelo FBI para receber todo tipo de informação vinda de agentes de segurança e repassar esse conteúdo ao maior número possível de unidades do setor. Anteriormente, o FBI acumulava informações no seu setor de inteligência. Hoje, a entidade cria parcerias com vários países para oferecer essa tecnologia. No Rio, a Polícia Militar atuará em conjunto com a Guarda Municipal e, posteriormente, com a Polícia Civil.

O objetivo da PM é ter condições de usar esse programa do FBI nos cinco eventos esportivos internacionais que o país sediará: os Jogos Militares no ano que vem; a Copa das Confederações, em 2013; a Copa do Mundo, em 2014; e as Olimpíadas e as Paraolimpíadas, em 2016.

Fonte: Globo Online