Tamanho da letra:
Arbitral confirma todos os clássicos do Estadual no Engenhão
Sexta-feira, 05/11/2010 - 11:59
Seja de ônibus, carro ou trem, ou até mesmo a pé, todos os caminhos levarão ao destino obrigatório dos torcedores até 2013: o Engenhão.
Mas ao mesmo tempo que tentam lotar as suas cadeiras, Flamengo e Fluminense querem distância do estádio em jogos contra times pequenos no Carioca de 2011. Na reunião que definiu os grupos e a tabela da próxima temporada, a diplomacia saiu dos trilhos, porque dirigentes rubro-negros e tricolores reclamaram do gramado e das taxas para jogar no estádio do alvinegro.
Os quatro grandes só concordaram em apontar a gratuidade como fonte de prejuízo.
A tabela apresentada ontem na Federação não tem estádios definidos para jogos de grandes com pequenos. Para tricolores e rubro-negros, o Engenhão está, a princípio, descartado.
Os seis clássicos, dois da Taça Guanabara, e quatro da Taça Rio, serão no estádio.
— Queremos fugir do Engenhão, estádio caro e cujo gramado poderá ficar ruim com tantos jogos em sequência — disse Humberto Palma, vice-presidente financeiro do Fluminense, que poderá jogar em São Januário ou Volta Redonda.
A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, aceitou a sugestão do presidente da Federação, Rubens Lopes, de discutir questões como preço dos ingressos (ainda não definido, mas podendo ser de R$ 30) e gratuidade na próxima segundafeira. A dirigente está preocupada com o prejuízo de R$ 3 milhões causado pela gratuidade e com a escassa presença da torcida no Engenhão.
— Temos que diminuir a gratuidade e o governo precisa entrar com a contrapartida, para não repassarmos o prejuízo ao torcedor. O Botafogo consegue fazer um preço mais barato porque não paga taxa para ele mesmo. O estádio é dele, mas foi construído com dinheiro público — disse Patrícia.
Mesma fórmula de disputa
O vice geral do Botafogo, Antônio Carlos Mantuano, ficou surpreso com as críticas.
— É caro? Isto é uma balela. Pergunta ao Fluminense e Flamengo, que fizeram um bom acordo conosco, se não está bom — disse Mantuano.
A fórmula de disputa é a mesma de 2009, com dois turnos e os campeões se enfrentando na final. Ou, como o Botafogo este ano, se um time vencer os dois, será campeão direto. O campeonato, que a princípio começaria no dia 20 de janeiro, foi confirmado para o dia 19. Não haverá clássicos no meio da semana nem jogos das finais no Carnaval. O grupo A é formado por Flamengo, Vasco, América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende. No B estão Botafogo, Fluminense, Bangu, Olaria, Madureira, Cabofriense, Macaé e Caxias.
Fonte: O Globo