Tamanho da letra:
|

PC Gusmão divide com Muricy liderança de pontos entre os técnicos


Quarta-feira, 27/10/2010 - 23:12

Com o troca-troca de técnicos a cada rodada do Campeonato Brasileiro, três treinadores vivem situações curiosas na competição. Paulo César Gusmão, Paulo César Carpegiani e Dorival Júnior possuem mais pontos que suas atuais equipes.

Dos três técnicos, PC Gusmão é o que mais somou pontos nesta edição da competição ao lado de Muricy Ramalho, que dirige o Fluminense desde o início do torneio, cada um com 54 pontos.

PC Gusmão iniciou a competição dirigindo o Ceará e, na pausa para a Copa do Mundo, assumiu o Vasco. Em 31 jogos, o treinador tem 13 vitórias, 15 empates e apenas três derrotas.

Apenas como forma ilustrativa, com esse desempenho, o técnico seria o terceiro colocado na classificação geral da competição, atrás do líder Fluminense, que soma 54 pontos --mesma pontuação do Cruzeiro, vice-líder. O treinador ficaria atrás no número de vitórias.

Já o Vasco, atual time de PC Gusmão, tem 42 pontos e ocupa a 12ª colocação. Antes da chegada do técnico, a equipe carioca foi dirigida por Gaúcho e depois por Celso Roth, que deixou o clube para assumir o Internacional-RS.

"O mérito desse bom desempenho no Brasileiro não é só meu, é também da comissão técnica que trabalha muito bem. Além disso, a aceitação do grupo na filosofia do trabalho foi importantíssima para conseguirmos êxito. Espero que a gente continue somando pontos para melhorar a colocação do Vasco no Brasileiro", disse o treinador.

Sem Gusmão, o Ceará caiu na tabela de classificação. Depois de ocupar a vice-liderança até a pausa para a Copa do Mundo, o time cearense sofreu uma queda e hoje está na 11ª colocação, com 42 pontos.

"Não temos como prever se o desempenho do Vasco seria melhor se eu estivesse aqui antes. Da mesma maneira não tenho como saber se o Ceará estaria melhor ou pior se eu ainda estivesse lá. É claro que facilita para o treinador assumir um time desde o início da temporada. Todo treinador prefere começar o trabalho, poder discutir a montagem do time e a preparação. Mas não quer dizer que isso será sinônimo de sucesso", declarou Gusmão.

CARPEGIANI E DORIVAL

Quem vive situação semelhante é Paulo César Carpegiani, que já conquistou 47 pontos na competição --três a mais do que o seu atual clube, o São Paulo.

Com os 47 pontos e as 14 vitórias conquistadas, Carpegiani tem um ponto a menos do que o Santos somou em toda a competição. Com isso, estaria na briga por uma vaga na Libertadores-2011 sem depender do desempenho dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana. O Corinthians é o terceiro colocado, com 53 pontos.

O treinador já trabalhou em 26 jogos no Brasileiro-2010 (22 com o Atlético-PR e 4 pelo São Paulo), com 14 vitórias, cinco empates e sete derrotas.

Técnico sensação do primeiro semestre, quando comandou o Santos na conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, Dorival Júnior vive uma situação parecida no Atlético-MG, que está ameaçado pelo rebaixamento.

No Brasileiro, Dorival Júnior já somou 48 pontos --14 a mais do que o time mineiro. No total, são 14 vitórias, seis empates e nove derrotas.

Com essa campanha, o treinador estaria livre da zona da degola e na briga por uma vaga na próxima edição da Libertadores.

Confira os técnicos com mais pontos conquistados no Brasileiro

1 - Muricy Ramalho 54 pontos
- Paulo César Gusmão 54 pontos
3 - Dorival Júnior 48 pontos
- Joel Santana 48 Pontos
5 - Paulo César Carpegiani 47 pontos
6 - Cuca 45 pontos
- Celso Roth 45 pontos
8 - Renato Gaúcho 35 Pontos
- Vagner Mancini 35 Pontos
10 - Adilson Batista 34 Pontos
11 - Luiz Felipe Scolari 32 Pontos
12 - Vanderlei Luxemburgo 29 Pontos
13 - René Simões 27 Pontos
- Toninho Cecílio 24 Pontos
15 - Ricardo Silva 22 Pontos
16 - Rogério Lourenço 21 Pontos
- Silas 21 Pontos
18 - Antônio Lopes 20 Pontos
19 - Sérgio Baresi 19 Pontos
20 - Jorginho 18 Pontos
21 - Dimas Figueiras 17 Pontos
22 - Ricardo Gomes 15 Pontos
23 - Leão 13 Pontos

Fonte: Folha.com