Tamanho da letra:
|

Pelé faz 70 anos neste sábado; Veja a relação do Rei com o Vasco


Sexta-feira, 22/10/2010 - 19:00

Pelé, o Rei do Futebol, completa 70 anos neste sábado, 23 de outubro. O Atleta do Século já declarou várias vezes que é vascaíno e também já negou essa condição outras tantas vezes. Mas uma coisa é certa: a história do Rei do Futebol está intimamente ligada ao Vasco da Gama. E não só ao original como a alguns de seus homônimos. Confira:

A ORIGEM DO APELIDO - No início dos anos 40, Dondinho, pai do então menino Edson Arantes do Nascimento, foi jogar no Vasco da Gama de São Lourenço (MG), time cujo goleiro se chamava Bilé. O pequeno Edson era fã do arqueiro vascaíno, mas não conseguia pronunciar seu nome corretamente. Dessa confusão surgiu o apelido "Pelé".


O goleiro Bilé, do Vasco da Gama de São Lourenço (MG)


PRIMEIRO JOGO OFICIAL - Um dado pouco conhecido é que a primeira partida oficial de Pelé foi disputada contra o C.R. Vasco da Gama de Santos, pelo Campeonato Amador da cidade. O jogo aconteceu no dia 23 de julho de 1956 e o Santos goleou por 6 a 1. Pelé, então com 15 anos e ainda conhecido por outro apelido, "Gasolina", marcou 4 gols. (Saiba mais clicando aqui)

COMBINADO VASCO-SANTOS - Em junho de 1957, Vasco e Santos formaram um combinado para disputar um torneio no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi a chance de Pelé, então com 16 anos, vestir a camisa cruzmaltina. Os 6 gols marcados em 4 jogos impressionaram o treinador Sylvio Pirillo, que pela 1ª vez convocou o futuro Rei para uma Seleção Brasileira. (Saiba mais clicando aqui)


Pelé aos 16 anos com a camisa de treino do Vasco em São Jauário


MEXERAM COM O REI - No dia 16 de fevereiro de 1963 o Vasco vencia o Santos por 2 a 0, no Maracanã, pelo Torneio Rio-São Paulo. Até que os zagueiros Brito e Fontana começaram a ironizar Pelé. O Rei se irritou e balançou as redes aos 42 e 44 minutos do 2º tempo, decretando o empate por 2 a 2. Após o segundo gol, devolveu as provocações dos cruzmaltinos.

MILÉSIMO GOL - No dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, Pelé marcou seu milésimo gol no jogo Vasco 1 x 2 Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O goleiro vascaíno era Andrada. Após o tento histórico, marcado em cobrança de pênalti, Pelé vestiu uma camisa do Vasco com o nº 1000 às costas e, nos ombros dos torcedores, deu uma volta em torno do campo. (Saiba mais clicando aqui)


Pelé com a camisa do Vasco após marcar o milésimo gol


Confira mais alguns especiais sobre os 70 anos de Pelé na internet:

ESPN Brasil | Globo Online | GloboEsporte.com | IG | Jsports.com.br | Placar | Terra | UOL

Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução internet (fotos)