Tamanho da letra:
|

Dedé fará duelo de líderes em desarmes com Willians, do Urubu


Quinta-feira, 21/10/2010 - 17:46

Grandes rivais costumam ser antagônicos por natureza. As diferenças normalmente ficam mais em evidência do que as semelhanças. No Brasileirão 2010, no entanto, os arqui-inimigos Vasco e Flamengo estão bem mais próximos do que distantes. A começar pela campanha, já que ambos estiveram ameaçados pelo rebaixamento e hoje conseguem respirar um pouco mais aliviados no meio da tabela. Mas o que mais chama a atenção é o fato de os dois terem mais orgulho de suas defesas do que dos seus ataques. Enquanto o setor de frente ainda não tem a eficiência esperada, a retaguarda anda prestigiada pelo número baixo de gols sofridos: 32 cada time. Dois jogadores são responsáveis por uma parte considerável dos bons números defensivos: o volante Willians e o zagueiro Dedé. Eles ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar entre os que mais roubam bolas no campeonato.

A eficiência no desarme tem sido uma característica marcante dos rivais cariocas. Os atacantes adversários não estão encontrando facilidades para furar o bloqueio de suas zagas. No ranking geral, flamenguistas têm 602 desarmes contra 562 dos vascaínos. Neste quesito, são os números mais expressivos entre todos os times da Série A. O time rubro-negro pode se orgulhar de ter mantido as estatísticas de campeonatos anteriores. Assim como ocorreu em 2009, quando teve 149 desarmes, Willians surge novamente como favorito ao título de maior ladrão de bolas. Por enquanto, está com a marca de 105. Dedé é quem mais ameaça o seu reinado neste fundamento. Já conseguiu vencer 101 disputas de bola na boa, sem faltas.

O volante rubro-negro acredita que essas estatísticas não são fruto apenas do seu desempenho em campo, mas refletem o bom trabalho de todos os jogadores.

- Todo o time do Flamengo se dedica muito na marcação, por isso temos um alto número de bolas roubadas. Eu particularmente tenho esta característica, esta facilidade, mas procuro sempre me aprimorar - garante Willians.

O zagueiro vascaíno ensina que um bom desarme requer concentração dobrada do marcador e treino para aprimorar a técnica.

- O segredo é ter muita atenção. A gente só consegue o tempo de bola ideal para o desarme, quando tem atenção redobrada, além do treinamento diário, claro! Acredito muito no trabalho. Estou ralando e dando o meu melhor sempre, por isso os resultados estão aparecendo - analisa Dedé.

Times que mais desarmam

Flamengo (602)
Vasco (562)
Botafogo (529)
Cruzeiro (513)
Fluminense (491)

Jogadores que mais desarmam

Willians (Flamengo - 105)
Dedé (Vasco - 101)
Rhodolfo (Atlético-PR - 94)
Mariano (Fluminense - 93)
Márcio Careca (Guarani - 88)

Fonte: GloboEsporte.com