Tamanho da letra:
Ex-companheiros, PC e Luxemburgo se identificam com seus clubes
Quinta-feira, 21/10/2010 - 10:43
Se o ditado que diz que todo brasileiro é um técnico de futebol tem um fundo de verdade, então pode-se dizer que para todos seria um sonho comandar seu time de coração. Claro que para a grande maioria isso é impossível, mas neste domingo duas pessoas não só estarão no banco de reservas das equipes para as quais torcem, como ainda terão o prazer de tentar vencer o maior rival.
De um lado, o vascaíno PC Gusmão, ex-goleiro do time e que assumiu o cargo durante a parada para a Copa do Mundo. Do outro, o flamenguista Vanderlei Luxemburgo, ex-lateral rubro-negro que comanda o time há apenas três rodadas.
- Esse jogo sempre é diferente. É o maior clássico do futebol brasileiro. O torcedor veste a camisa com orgulho durante a semana. Cada um vai fazer seu melhor para fazer a sua torcida feliz. Ele pelo clube de coração dele, e eu pelo meu - disse o técnico PC Gusmão.
Em comum, os dois têm muito mais do que apenas treinar os clubes que amam. Tanto PC, quanto Vanderlei, foram responsáveis por um renascimento de seus respectivos times no Brasileirão. Quando PC chegou à Colina, o Vasco estava na penúltima posição da tabela e o rebaixamento se tornava uma ameaça. Mesmo com alguns momentos não tão bons, o treinador conseguiu tirar o time daquela situação e fazê-lo sonhar - mesmo que agora pareça uma utopia - com a Libertadores.
Na Gávea, Luxemburgo opera uma transformação parecida. Com a chegada do técnico, o Flamengo conquistou sete pontos em três jogos e se distanciou da zona de perigo. A ameaça ainda é real, mas bem menos perigosa que até bem pouco tempo atrás.
Glória juntos no Cruzeiro em 2003
Além disso, PC e Luxemburgo já tiveram momentos de glória juntos. Em 2003, PC era auxiliar de Luxa no Cruzeiro. O time celeste foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileiro. Os dois também trabalharam juntos também na Seleção.
- No futebol, quando você passa a não trabalhar junto, o relacionamento fica bem mais distante. A sua ligação direta é com sua comissão técnica. Mas posso dizer que ele é meu amigo. Se você não disser que uma pessoa que lhe dá a oportunidade de trabalhar com ele durante tantos anos e que o leva para a Seleção é seu amigo, você está sendo muito ingrato - afirma PC.
Se está faltando comunicação entre eles, não será neste domingo que os dois irão colocar o papo em dia. Afinal, cada um vai estar apenas preocupado com o seu time. E, depois da partida, um dos dois pode não estar muito feliz e a fim de conversa.
Neste domingo, a partir das 18h30m (horário de Brasília), se saberá qual treinador vai poder festejar a vitória de seus comandados e de seu time. O jogo será disputado no Engenhão.
Fonte: GloboEsporte.com