Um dia ensolarado marcou a primeira partida do Patriotas na cidade do Rio de Janeiro, já que a sua primeira no TTD foi disputada na bela Saquarema. Um dia que marcou também o reconhecimento oficial americano ao futebol americano jogado por brasileiros através da presença de Heidi Arola, Adida de Imprensa e Cultura do Consulado Geral dos EUA, que junto com a Câmara de Comércio Americana (AMCHAM), lançou no jogo a campanha Toys for Tots de 2010. A ação social tem por objetivo arrecadar brinquedos que serão distribuídos a crianças de comunidades carentes no Natal. Os brinquedos foram recebidos por 3 membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (US Marine Corps), Staff Sergeant James Gorczynski, Sergeant Joey Finn, e o Sergeant Joe Infante.
André José Adler, organizador do torneio narrou a partida ao lado de Duda Duarte, com a participação de Jayson Braga, da Sideline Brasil, e Merlin Calazans como comentaristas de campo, e apresentou a arbitragem novamente comandada pelo Referee Jean Pierre, e ainda o Umpire Paulo Dutra, SJ Fabiano Dias, HL Flavio Rocha, e o BJ Rodrigo Hermida, este Vice Diretor Executivo da AFAB. Deny Barbosa, diretora de FA feminino da AFAB, teclou o play by play para muitos seguidores na Comunidade do Orkut do TTD.
Uma boa organização pelo Presidente do Vasco da Gama Felipe Rugboy garantiu a presença obrigatória da ambulância com uma antecedência maior que a mínima exigida pelo regulamento, uma equipe de segurança grande e bem educada que fez com que as famílias presentes sentissem-se tranquilas, e uma sonorização da maior qualidade.
Após a entrada do Tritões, ao som de "Isso aqui é futebol americano" de Lauf Bodart um CB de Vila Velha, e a entrada do Patriotas ao som de "Welcome to the Jungle" de Guns N' Roses, foi a vez de mais uma inovação no Torneio Touchdown. Pela primeira vez o Hino Nacional Brasileiro foi cantado a capella pela cantora pernambucaba Jaína, arrepiando muitos dos jogadores e sendo calorosamente aplaudida pelos 400 espectadoresa presentes no Estádio do Ceres, em Bangu.
O Vila Velha Tritões venceu o cara e coroa efetuado pelo Sargento James Gorczynski, que em curta entrevista confessou que nunca imaginou que veria futebol americano no Brasil, tão longe do seu Estado de New Jersey. O Kickoff simbólico foi chutado pelo Diretor Executivo da AFAB, Miguel Lopes, que aliás não era kicker nos seus tempos de jogador do Copaabana Eagles, o único time que recebeu um troféu mandado pela NFL e trazido por Adler para o campeão do Carioca Bowl II, em 2001.
O jogo começou e prevaleceram as defesas tanto que só nos últimos segundos do primeiro tempo o placar foi inaugurado com um passe longo, de 40 jardas, do QB Roni pra o WR Manning (Rafael). O XP do K Vavo foi bom e o time carioca assumiu a liderança.
Vasco da Gama Patriotas 7 - Vila Velha Tritões 0
Depois do intervalo, com direito a seleção musical do DJ Pedro, o terceiro período pareceu voar. Uma posse obtida pelo Vasco após uma interceptação (O QB Big Bruno do Tritões foi interceptado duas vezes na partida, e o QB Roni do Patriotas sofreu uma INT também), acabou resultando nu Field Goal do K Vavo, que aumentou a vantagem cruzmaltina.
Vasco da Gama Patriotas 10 - Vila Velha Tritões 0
Interceptação com Touchdown se paga, e a bola interceptada pelo CB Luiz do Tritões num lançamento do QB Roni, acabou resultando numa campanha ofensiva dos capixabas que culminou com um passe longo do QB Big Bruno, recebido na endzone pelo RB Bods. O XP do José foi onvertido.
Vasco da Gama Patriotas 10 - Vila Velha Tritões 7
Faltando 4 segundos para o final do jogo o Vila Velha Tritões ainda tentou o empate com um FG de 60 jardas que não deu certo, e o Vasco da Gama Patriotas assumiu a liderança da Divisão Sudeste do Torneio Touchdown, numa partida marcada pelo fair play e o talento de duas defesas alertas.
Fonte: Site do torneio Touchdown (texto, classificação), Site da torcida Pequenos Vascaínos (fotos)