O Vasco contou com o azar de um defensor corintiano para abrir o placar. Aos sete minutos, após Douglas e Diogo iniciarem a jogada no campo defensivo, a bola foi enfiada para Patric, que correu pela esquerda e cruzou de trivela. A bola passou por Vincent, Guilherme Pereira e Danilo, que saiu "catando borboletas". Lipe fechou no segundo pau, mas Bruno Bertucci, na tentativa de interceptar o cruzamento, jogou contra o patrimônio.
Com marcação cerrada, sobretudo na saída de bola dos visitantes, o Vasco não permitiu que Alessandro fosse exigido. Aos 37, o vascaíno Rômulo se aventurou ao ataque, iludiu três corintianos pelo lado esquerdo do campo e entrou na área. O camisa 7 tentou tirar do goleiro, chutando no ângulo superior esquerdo de Danilo, mas a bola saiu sobre o travessão. Quando o jogo caminhava para o término da primeira etapa, o Vasco ampliou. Aos 44, Arthur enfiou a bola dentro da área do Corinthians. Patric aplicou um drible desconcertante em Anderson e, sem ângulo, chutou rasteiro. A bola tocou na trave e balançou a rede, no primeiro gol do atacante com a camisa cruzmaltina.
O segundo tempo começou de maneira curiosa. Aos dois minutos, a bruxa mostrou estar solta no Corinthians. Lucas, que entrara no lugar de André Lamas (substituído com fratura num dedo da mão esquerda), se contundiu no joelho e deixou o campo, obrigando José Augusto a queimar as substituições. Sem ter nada com isso, aos 5, Rômulo fez jogada individual do campo defensivo até o ofensivo e tocou para Patric, que encheu o pé e isolou a bola. Aos 10, o corintiano Caju saiu na frente de Alessandro, e o goleiro do Vasco fez uma defesa corajosa.
Jogando as fichas para equilibrar o jogo, o Corinthians ocupou o campo defensivo do Vasco a partir dos 15 minutos. Na melhor chance de atenuar o placar, aos 26, Caju, o melhor jogador do time, enfiou na direita para Weslley correr nas costas de Diogo. O atacante deu uma cavada sobre Alessandro, e a bola caprichosamente cruzou a linha do gol e saiu. Aos 28, o Vasco teve um pênalti a favor quando Guilherme Pereira tocou na bola, mas o camaronês Vincent atropelou Patric e foi expulso. Diego Rosa cobrou no canto direito de Danilo, que caiu no lado oposto. Com o gol, Diego Rosa assumiu a artilharia do time na competição ao lado de Jefferson Silva.
Consumada a vitória, o Vasco continuou jogando para cima do Corinthians, e o autor do terceiro gol marcou o quarto também. Bem posicionado na mesma linha da defesa do Timão, Diego Rosa esperou o passe de Patric e, com a perna esquerda, tocou paralelamente à trave direita de Danilo. Nos cinco minutos finais, Gaúcho colocou Marlone e Paquetá nos lugares dos destaques do time, Diego Rosa e Patric - sem falar na bela apresentação de Arthur, que ganhou todas as bolas quando teve que defender e mostrou muito sincronismo com Ary no apoio ao ataque. No último minuto, Vinicius chamou Bruno Bertucci e Anderson para dançar na frente da torcida, e o camisa 10 do Corinthians cometeu falta que lhe rendeu expulsão.
Quando André Rodrigo Rocha soprou o apito pela última vez, os torcedores que puderam acompanhar a partida aplaudiram a exibição dos Meninos da Colina, que terão pela frente na semifinal o único time 100% da competição. Antes de iniciar a luta contra o Internacional pela vaga na final, o Vasco ainda tentará ficar com a primeira colocação no grupo, na conclusão da última rodada da primeira fase. O Internacional jogará contra o Santos, na Vila Belmiro, e o Vasco fará o derby contra o Botafogo.
Vasco: Alessandro; Ary, Genílson, Douglas e Diego; Elivélton, Rômulo, Arthur e Diego Rosa (Marlone); Lipe (CA) (Vinicius) e Patric (Paquetá). Técnico: Gaúcho.
Corinthians: Danilo (CA); Cristovam, Vincent (CA, depois CV), Guilherme Pereira (CA) e Bruno Bertucci; Jonatan, André Lamas (Lucas, depois Bruno), Douglas (Lucão) e Anderson (CV); Weslley e Caju (CA). Técnico: José Augusto.
Árbitro: André Rodrigo Rocha
Gols: Bruno Bertucci (contra), aos 7, e Patric, aos 44 minutos do primeiro tempo; Diego Rosa, aos 29, e aos 37 minutos do segundo tempo.
Fonte: Site da Copa Sub-23 (texto, ficha), GloboEsporte.com (vídeo), Site oficial do Vasco (fotos)