Tamanho da letra:
Vasco pega o Atlético-PR em Curitiba nesta 4ª, às 22h, com TV aberta
Quarta-feira, 06/10/2010 - 08:43
O Campeonato Brasileiro está entrando em sua reta final. Após os jogos do meio de semana, faltarão apenas dez rodadas para o fim do campetição. Por isso, este é o momento de ver o que os times ainda podem almejar no torneio. Portanto, o confronto desta quarta-feira entre Atlético-PR e Vasco, na Arena da Baixada, a partir das 21h50m (horário de Brasília), é decisivo para as duas equipes.
O Furacão, 5º colocado, com 42 pontos, sonha ainda com a Libertadores. A cinco pontos do Cruzeiro, o time precisa vencer para não se distanciar da Raposa e ver o sonho ficar longe. Sem o técnico Paulo Cesar Carpegiani, o Atlético-PR terá que mostrar que pode continuar forte no Brasileiro. Contra o Vasco, Sérgio Soares irá comandar pela primeira vez a equipe.
Para o Vasco, o desejo da Libertadores é quase uma utopia. Doze pontos separam a equipe de São Januário dos mineiros mas, como o Gigante da Colina tem um jogo a menos, ainda há esperança. Para que esse resto de otimismo não acabe, é necessário que o time vença o Atlético-PR para seguir com sua série de vitórias (o clube vem de dois resultados positivos, contra Santos e Goiás).
A Rede Globo transmite a partida para os estados do RJ, PR (exceto Curitiba), ES, MG (exceto Varginha, Coronel Fabriciano e Montes Claros) GO, TO, BA, AL, PB, RN, CE, PI, MA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e as cidades de Santarém/PA e Petrolina/PE. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real a partir das 21h30. Apita o jogo o árbitro Paulo Cesar de Oliveira (SP/FIFA) auxiliado por Ednilson Corona (SP/FIFA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP/FIFA).
O QUE ESTÁ EM JOGO
Atletico-PR: de comandante novo, o Furacão ainda espera uma vaga no G-3. Nessa rodada ainda não é possível, pois a diferença para o Cruzeiro é de seis pontos. Mas a subida na tabela dá margem para sonhar.
Vasco: o time cruzmaltino vem de duas vitórias consecutivas e precisa da "trinca" para ainda poder sonhar com a Libertadores. Qualquer outro resultado pode deixar a equipe apenas lutando por vaga na Sul-Americana.
AS ESCALAÇÕES
Atlético-PR: Sérgio Soares chega sem mudar o esquema vitorioso de Carpegiani. Apenas um atacante, que será Frederico Nieto. Com alguns outros desfalques, o time deverá ser: João Carlos, Elder Granja, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Deivid, Chico, Maikon Leite, Paulo Baier e Branquinho (Iván González); Federico Nieto.
Vasco: o técnico PC Gusmão não fez mistério sobre a escalação. O time cruzmaltino vai entrar com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Cesinha e Max; Rafael Carioca, Jumar, Fellipe Bastos e Zé Roberto; Eder Luis e Rafael Coelho.
QUEM ESTÁ FORA
Atlético-PR: o atacante Bruno Mineiro está suspenso, Branquinho, com dores musculares, é dúvida, e o goleiro Neto e o meia-atacante Guerrón estão com as suas seleções: brasileira e equatoriana, respectivamente.
Vasco: Nilton, Ramon, Felipe, Magno e Carlos Alberto estão machucados.
PENDURADOS
Atlético-PR: Guerrón, Deivid, Márcio Azevedo, Chico, Ivan González e Maikon Leite.
Vasco: Fernando, Ernani, Rômulo, Rafael Coelho, Fumagalli, Zé Roberto, Nilson e Nunes.
FIQUE DE OLHO
Atlético-PR: é provável que uma dupla hermana, com Iván González, paraguaio, e Nieto, atacante argentino. Em time de Paulo Baier nas cobranças de falta, uma movimentação maior, de outro estilo, pode fazer o Furacão surpreender o Gigante da Colina.
Vasco: Fellipe Bastos volta de suspensão e pode ser o ponto de equilíbrio do Vasco no meio-campo. O jogador vinha atuando muito bem e pode fazer a diferença.
O QUE ELES DISSERAM
Sérgio Soares (técnico do Atlético-PR): "Não é tão comum um treinador receber uma equipe em boas condições assim (em quinto na Série A). Mas é o futebol, e sei que isso acontece pelo que mostrei na profissão. A missão traz uma grande responsabilidade e não vou fugir"
Zé Roberto (meia do Vasco): "Qualquer equipe quando joga na Arena da Baixada tem dificuldades. A torcida fica muito em cima e a joga junto com o time.Precismos ter calma e cabeça fria para trazer um bom resultado"
NÚMEROS E CURIOSIDADES
*O Vasco nunca venceu o Atlético-PR na Arena da Baixada em jogos pelo Campeonato Brasileiro. Foram seis vitórias do Furacão e um empate.
*O Atlético-PR tem a quarta melhor campanha do returno. Só fica atrás de Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.
*Com 27 gols sofridos em 26 jogos, a defesa do Vasco é a terceira melhor do Campeonato Brasileiro. Inter e Cruzeiro estão na frente com 26 gols sofridos cada um.
NÚMEROS E CURIOSIDADES
Da última vez em que Vasco e Atlético-PR se encontraram, o resultado foi favorável ao time carioca. Em São Januário, o time da Colina venceu por 3 a 1, gols de Jonathan, Nunes e Léo Gago. Bruno Mineiro descontou. O jogo foi válido pelo primeiro turno do Brasileiro. Na ocasião, o Furacão não estava nas primeiras posições e o clube cruzmaltino vencia jogos em sequência, deixando bem para trás a zona de rebaixamento.
Fonte: GloboEsporte.com