A equipe carioca teve duas outras boas chances de ampliar, mas faltou precisão nas finalizações. Sorte dos cariocas, pois o ataque mineiro também não caprichou nos arremates a gol, chutando uma bola na trave e desperdiçando outra chance de empatar no último minuto do jogo. Na próxima rodada, o Atlético, com seis pontos no Grupo B, enfrenta o Internacional, no dia 9, em Porto Alegre. O Vasco, também com seis pontos no Grupo A, faz o clássico contra o Flamengo, no dia 7, no Rio de Janeiro.
Com uma equipe confirmada apenas na manhã deste domingo, o Atlético optou por usar uma formação com base na categoria sub-20. No jogo anterior, quando venceu o Fluminense no Rio, a equipe mineira contou com três jogadores com idade acima dos 23 anos, principalmente em sua dupla de zaga, formada por Cáceres e Lima. Com a demissão de Vanderlei Luxemburgo e toda sua comissão técnica, o time sub-23 também perdeu o técnico Freddy Rincón, então auxiliar de Luxemburgo. Só após a contratação de Dorival Júnior é que foi decidido quem ficaria no túnel contra o Vasco. A missão coube ao técnico Rogério Micale, treinador da equipe júnior.
“Toda indefinição atrapalha. Com a chegada do Dorival Júnior, tivemos que aguardar para saber com quais jogadores contaríamos. Mas não foi isso que determinou a derrota. Perdemos gols e eles aproveitaram bem a chance que tiveram”, avaliou o técnico Rogério Micale.
O Vasco, com uma equipe melhor entrosada, controlou o meio-campo e, aos poucos, foi criando chances. A primeira, com Jefferson Silva, passou longe do gol, mas a segunda foi fatal para seu adversário. Aos 33 minutos, o lateral Ari atacou pela direita e, quase do fundo, cruzou na pequena área. O atacante Nilson cabeceou forte, o goleiro Daniel salvou na primeira, mas a bola sobrou para o zagueiro Douglas completar de primeira: Vasco 1 a 0.
O Atlético voltou com Bruno no lugar de Jheimy, mas sem conseguir pressionar muito seu adversário. O Vasco continuou dominando o meio-campo, mas também não levava perigo ao gol de Daniel.
Insatisfeito com a produção de seu meio-campo, Micale trocou Mikão por Jackson e aumentou o volume de jogo no setor. E foi de Jackson a primeira grande chance mineira. O meia arriscou de fora da área. A bola venceu o goleiro Alessandro, mas acertou a trave e saiu.
Depois disso, o Atlético voltou a ter outra chance real aos 47 minutos. O lateral Felipe cruzou da direita e o zagueiro Paulo Roberto apareceu livre na pequena área e cabeceou forte, para baixo. A bola quicou no gramado e passou raspando a trave. No contra-ataque, o Vasco teve última chance do jogo, quando Nilson recebeu pela esquerda, entrou na área e chutou cruzado, errando por muito pouco o gol.
Vasco 1x0 Atlético-MG, pela Copa Sub-23 | Vasco 1x0 Atlético-MG, pela Copa Sub-23 |
ATLÉTICO 0 X 1 VASCO
Data: 26/09/2010
Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG
Horário: 15:30
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (CGF/FMF)
Gol: Douglas 33/1 (Vasco)
Cartões amarelos: Mikão e Bruno (Atlético); Alessandro, Genilson e Elivelton (Vasco)
Atlético-MG: Daniel; Felipe, Sidimar, Paulo Roberto e Felipe Soutto; Paulinho, Bruno, Wendell (Roger) e Nikão (Jackson); Jheimy (Breno) e Wescley. Técnicos: Rogério Micale.
Vasco: 1-Alessandro, 2-Ari, 3-Genílson, 4-Douglas e 6-Diogo; 5-Renato Augusto, 7-Elivelton, 8-Allan e 10-Jeferson Silva; 9-Lipe (17-Paquetá 30'/2ºT) e 11-Nilson (18-Allan Junior 38'/2ºT). Técnico: Gaúcho.
Fonte: Site Copa Sub-23(texto, ficha, foto), NETVASCO (ficha), GloboEsporte.com (foto)