Tamanho da letra:
|

Relembre alguns encontros históricos entre Vasco e Botafogo


Quarta-feira, 22/09/2010 - 12:09

Vasco e Botafogo, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h, no estádio Engenhão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, já protagonizaram clássicos inesquecíveis. As duas equipes realizaram até hoje 313 jogos. O Vasco saiu vitorioso em 138 jogos, o Botafogo triunfou 81 vezes e ocorreram 94 empates. O iG Esporte preparou uma seleção com partidas que entraram para a história entre as duas equipes, tando dentro, quanto fora de campo.

Botafogo 3x1 Vasco (1948) - A queda do ‘Expresso da Vitória'

A primeira final de Campeonato Carioca entre as duas equipes já ficou marcada por polêmicas fora de campo. Com um dos times mais fortes de sua história, o Vasco alega que foi sabotado de muitas maneiras naquela decisão. O vestiário da equipe visitante teria sido pintado com cal virgem, para provocar ardência nos olhos dos jogadores, a água cortada e até uma chuva de pó-de-mico, que provoca coceira no corpo, teria sido atirada pela torcida botafoguense.

Os donos da casa negam a história e afirmam que a única coisa que ocorreu foi um show de bola. O Botafogo venceu por 3 a 1, com gols de Paraguaio, Braguinha e Octávio, - Ávila, contra, descontou para o Vasco - faturando o título sobre um dos maiores esquadrões da época. A partida também marcou o primeiro título de Nilton Santos com a camisa da equipe de General Severiano.

Botafogo 4x0 Vasco (1968) - Bicampeonato com Zagallo

O duelo de 1968 foi acompanhado por nada menos que 141.689 mil pessoas, no estádio Maracanã. Com o técnico Zagallo, que já havia conquistado o Campeonato Carioca do ano anterior, no comando, os botafoguenses garantiram o bicampeonato com uma goleada massacrante, mesmo podendo empatar para serem campeões.

Os gols foram marcados por Roberto, Rogério, Jairzinho e Gérson. A conquista também marcou o torcedor botafoguense por ser a última antes do jejum de 21 anos sem título, quebrado em 1989, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, na final do Campeonato Carioca.

Vasco 2x1 Botafogo (1970) - Fim da fila de 12 anos

O encerramento de um jejum de 12 anos da torcida vascaína não aconteceu em uma final. Na penúltima rodada do returno do Campeonato Carioca de 1970, disputado por pontos corridos, o Botafogo, sem chances de conquistar o título, tentou estragar a festa do rival, mas foi derrotado no Maracanã com gols de Gilson Nunes e Valfrido.

Botafogo 1x0 Vasco (1990) - Duas voltas olímpicas

Com um regulamento confuso, o Campeonato Carioca de 1990 reuniu na final o Vasco, campeão da Taça Guanabara, e o Botafogo, clube que havia somado mais pontos nos dois turnos. No tempo normal, vitória por 1 a 0 do clube de General Severiano, com gol do atacante Carlos Alberto Dias. A equipe comemorou o bicampeonato, enquanto o Vasco exigia uma prorrogação baseada em uma interpretação duvidosa do regulamento.

Os jogadores botafoguenses deixaram o gramado do Maracanã, se recusando a disputar o tempo extra. Considerando que o rival havia abandonado o campo, os vascaínos se proclamaram campeões. Como a taça verdadeira já estava longe, o time do Vasco pegou uma caravela de papelão de um torcedor que estava na Geral do Maracanã e deram a volta olímpica. Após alguns dias, a Justiça Desportiva confirmou o título para o Botafogo.

Botafogo 1x0 Vasco (1997) - Dança da bundinha de Edmundo

O torcedor do Vasco riu quando o atacante Edmundo parou a bola na frente do zagueiro Gonçalves, do Botafogo, e fez a 'dança da bundinha', na final do Campeonato Carioca de 1997. A atitude quase custou a vaga de Edmundo na Copa do Mundo de 1998, causando irritação no técnico Zagallo e gerando polêmica entre os jogadores das duas equipes.

Quem riu por último, porém, foi a torcida botafoguense. A vitória por 1 a 0 na segunda partida da final, com gol do atacante Dimba, garantiu o título para o clube de General Severiano. Edmundo teve que aguentar as provocações do rival, com a 'Dimbalada'. O título também foi marcante para o técnico Joel Santana, atual comandante do Botafogo. Com a vitória sobre o Vasco, Joel chegou ao quarto título do Campeonato Carioca pela quarta equipe diferente. Antes já havia sido campeão com o próprio Vasco, Flamengo e Fluminense.

Vasco 7x0 Botafogo (2001) - Maior goleada do clássico

Campeão Brasileiro, o Vasco enfrentou o Botafogo pelo Campeonato Carioca de 2001 com um verdadeiro esquadrão. A maior goleada do clássico carioca foi construída com gols de Romário, Juninho Paulista, Pedrinho e Euller. Apesar de não decidir nenhum título, a partida não será esquecida por nenhum dos dois lados.

Botafogo 4x4 Vasco (2007) - Botafogo impede gol mil de Romário

A partida entre Botafogo e Vasco, válida pelo semifinal da Taça Rio de 2007 foi uma das mais emocionantes entre as duas equipes. Com 999 gols, Romário poderia marcar seu gol 1000 justamente contra um rival carioca. No final do primeiro tempo, o placar já apontava 4 a 3 para o Botafogo, e nenhum tento do 'baixinho'.

A partida terminou empatada em 4 a 4, Romário não marcou nenhum gol e o Vasco foi eliminado nos pênaltis, sendo derrotado por 4 a 1 e perdendo a vaga na final da Taça Rio para o Botafogo.

Botafogo 0x6 Vasco (2010) - Camisa queimada por torcedor

A maior goleada do clássico quase foi igualada pelo Vasco neste ano. Atuando no Engenhão, o Botafogo foi massacrado e viu o show de um antigo ídolo de sua torcida, o atacante Dodô, que marcou três vezes.

A partida também ficou na memória pela atitude de um torcedor botafoguense, que revoltado, tirou a camisa do clube e ateou fogo. Algumas semanas depois o Botafogo se vingaria, vencendo o Vasco por 2 a 0 na final da Taça Guanabara.

Fonte: IG