Tamanho da letra:
|

PC Gusmão afirma que sua invencibilidade significa pontos para o Vasco


Quinta-feira, 09/09/2010 - 10:53

Invicto há 11 rodadas, o Vasco recebe o Atlético-MG nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), em São Januário. Em boa fase, a equipe carioca, que está na oitava posição com 26 pontos, quer seguir firme no seu objetivo de chegar ao G-4. Mas a missão cruzmaltina não deve ser das mais fáceis. O Galo, em 17º lugar com 17 pontos, precisa da vitória para tentar facilitar sua tentativa de sair da zona de rebaixamento. A partida vale pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes têm sérios desfalques para este confronto. No lado do Vasco, Felipe, Carlos Alberto e Zé Roberto, três dos principais jogadores do time, estão fora. No Galo, a preocupação é no ataque, já que Diego Tardelli e Obina não estão à disposição de Vanderlei Luxemburgo.

O canal PFC transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

O Vasco precisa vencer para seguir na luta para ficar no grupo dos classificados para a Libertadores do próximo ano. A equipe está a cinco pontos do G-4, mas tem um jogo a menos que outros rivais (o duelo com o Corinthians, válido pela 18ª rodada, foi adiado). A briga do Atlético é mais em baixo na tabela. Mesmo se vencer, o Galo não sairá da zona de rebaixamento. A diferença em relação ao 16º colocado é de cinco pontos.

PC Gusmão confirmou seus titulares para o duelo desta quinta. Com muitos problemas para escalar o time, ele optou por voltar ao esquema com três volantes: Rafael Carioca, Romulo e Nilton. O último retorna após cumprir suspensão. A dupla de zaga está mantida com Dedé e TIti. Na frente, Éder Luis e Nunes seguem formando o ataque.

No último treinamento, o técnico Vanderlei Luxemburgo escalou a equipe com dois zagueiros. Porém, para a viagem ao Rio de Janeiro, o comandante alvinegro relacionou cinco defensores. Desta forma, não será surpresa se, ao invés do 4-4-2, o Galo aparecer em São Januário com um 3-5-2. Neste caso, Fabiano sairia do time para e entrada de Werley.

O Vasco não terá três de seus principais jogadores. Felipe e Carlos Alberto estão com um problema na coxa direita e estão no departamento médico. Zé Roberto está suspenso. Ainda em processo de recondicionamento físico, Ramon segue fora. PC também não poderá contar com Allan, que está com a Seleção Brasileira sub-19 no Japão.

O Atlético-MG tem sérios desfalques. O lateral-direito Rafael Cruz não se recuperou totalmente da pancada no tornozelo e ficará de fora. Diego Macedo será escalado na posição. Os atacantes Diego Tardelli, também contundido, e Obina, suspenso, são as outras ausências.

Éder Luis: o atacante é o único dos medalhões contratados pela diretoria que estará em campo. E não será um jogo qualquer para ele, que tem uma história muito ligada ao Galo, que será adversário nesta quinta.

Daniel Carvalho: O jogador deverá voltar ao time após mais de um mês afastado dos gramados, em recuperação de uma torção no joelho esquerdo. O meia-atacante está motivado, já que – quando se machucou – estava em boa fase, agradando a torcida atleticana.

PC Gusmão, técnico vascaíno: “Quero que minha invencibilidade dure mais, porque isso significa pontos para o Vasco. São Januário tem que ser o diferencial. Sempre foi assim. Na minha época já era. Conhecemos todos os atalhos. Aqui temos o fator casa".

Leandro, lateral esquerdo do Galo: "O clima está pesado, mas, na hora do jogo, vai estar alegre, solto. Quando a gente voltar a vencer, vai mudar. Nós somos profissionais, não estamos aqui de brincadeira. Nós queremos vencer, queremos tirar o Atlético-MG desta situação. A gente pôs, e nós temos que tirar".

- O Vasco tem boa vantagem sobre o Atlético-MG em jogos no Rio pelo Brasileiro. Em 24 partidas, o time carioca venceu 11 vezes e empatou oito, contra cinco triunfos do Galo. O Vasco marcou 42 gols, contra 23 do Atlético.

- Desde que Brasileiro passou a ser pelo sistema de pontos corridos, uma partida entre Vasco e Atlético/MG não termina com vitória do time visitante. Em 2002, o Galo venceu por 2 a 1 no Rio de Janeiro.

Na primeiro turno, na abertura do Campeonato Brasileiro, o Atlético levou a melhor sobre o Vasco. No Mineirão, o Galo fez 2 a 1 e iniciou a competição com o pé direito. Ricardinho e Muriqui marcaram para o Galo. Elton descontou para os cariocas. As duas equipes, que se reforçaram bastante, devem ter escalações bem diferentes do que no primeiro duelo. O Vasco, por exemplo, terá Éder Luis, e o Atlético Diego Souza.

Fonte: GloboEsporte.com