Tamanho da letra:
Embaixador de Portugal no Brasil visitou São Januário
Sábado, 28/08/2010 - 05:06
O embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, visitou, sexta-feira (27), a sede do clube "Vasco da Gama", no Rio de Janeiro, a convite do presidente do clube, Roberto Dinamite. O embaixador era acompanhado pelo cônsul-geral de Portugal no Rio, António de Almeida Lima, informou, em comunicado, a Embaixada de Portugal.
Criado há 112 anos pela comunidade portuguesa, o Clube de Regatas "Vasco da Gama", um dos mais populares do Brasil, com cerca de 16 milhões de adeptos, mantém uma ligação histórica com Portugal, consagrada no hino oficial do clube, da autoria do poeta Lamartine Babo: “(...) No remo és imortal. No futebol, és um traço de união Brasil—Portugal (...)” .
Esse traço de união nasceu com a crescente popularidade do futebol e aproveitou a vinda de um conjunto português ao Rio, em 1913, quando a colónia portuguesa criou alguns clubes de futebol, como o Centro Esportivo Português, o Lusitano e o Lusitânia. Dois anos depois, o Lusitânia fundia-se com o Vasco da Gama, surgindo o Departamento de Futebol vascaíno.
A actual direcção do Vasco tem sublinhado pretender manter e desenvolver essa ligação, tendo o seu presidente, Roberto Dinamite, visitado, este ano, a cidade de Sines, onde nasceu o grande navegador que dá nome ao clube, e onde manteve conversações com as autoridades e comunidade desportiva locais.
"A minha viagem a Sines - disse Roberto Dinamite - revestiu-se de um acto simbólico nesse sentido. Ao visitar a terra natal do grande navegador português, que empresta o seu nome instituição que dirijo, o fiz com a certeza que estaria ratificando os laços que unem portugueses e brasileiros em torno de uma amizade que resiste aos séculos."
Os representantes diplomáticos portugueses agradeceram à direcção do Vasco a vontade de fomentar os laços com Portugal e desejaram ao Vasco as maiores felicidades e os maiores êxitos na sua já longa história feita de grande determinação, seriedade, trabalho abnegado e vontade de vencer que caracterizam a comunidade luso-brasileira, uma herança que se deseja preservar em nome dos imperecíveis laços que unem Portugal e Brasil.
Fonte: Portugal DIgital