Tamanho da letra:
|

Maracanã será fechado para obras no dia 23 de agosto


Segunda-feira, 16/08/2010 - 21:21

Previsto para esta segunda-feira (16), o fechamento do Maracanã para as obras da Copa de 2014 foi adiado para o próximo dia 23. A Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro decidiu manter a plena capacidade do estádio para o clássico entre Vasco e Fluminense, no próximo domingo.

Segundo o órgão, o adiamento não vai atrapalhar o andamento das obras, pois o consórcio vencedor da licitação ainda precisa de 10 dias para instalar o canteiro e iniciar os trabalhos.

Mesmo após o clássico, o Maracanã não sumirá em definitivo do calendário carioca. A reforma inicial demandará a interdição apenas do anel inferior, o que reduzirá a capacidade do Maracanã dos atuais 83 mil para 45 mil assentos. A data do fechamento definitivo ainda não foi estipulada.

Haverá ainda um isolamento do estádio dos outros equipamentos do complexo esportivo Maracanãzinho e Parque Aquático Julio Delamare, para que a população possa continuar a utilizá-los com segurança. Segundo Ícaro Moreno Júnior, presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), serão utilizados tapumes reforçados e a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para evitar algum eventual problema.

Cronograma
Na última sexta-feira (13) reunião entre os secretários estaduais de Obras, Hudson Braga, do Esporte Turismo e Lazer, Márcia Lins, o presidente do Emop e representantes do consórcio vencedor da licitação, definiu os rumos do principal estádio carioca.

Depois dos primeiros 50 dias de obras, será feita uma nova reunião entre as autoridades para definir o encaminhamento do trabalho. O governo também prometeu lançar um site nas próximas semanas para que o público possa acompanhar o plano de obras.

Atraso
A interdição do Maracanã para as obras da Copa estava prevista para julho do ano passado. Uma série de indefinições sobre o projeto e novas exigências feitas pela Fifa atrasaram, no entanto, o lançamento do edital de licitação.

Segundo o governo, os adiamentos não impedirão que as obras terminem em dezembro de 2012, a seis meses da Copa das Confederações. “Teremos um plano de ataque. Toda obra tem começo, meio e fim e vamos agir assim”.

Uma das principais características do Maracanã, as dimensões do gramado serão reduzidas de 110m por 75m para 105m por 68m para se enquadrar ao padrão da Fifa. A capacidade também sofrerá redução, passando de 83 mil para 76,5 mil depois da Copa.

Fonte: Portal2014.org.br