Tamanho da letra:
Confira trechos da coletiva de PC Gusmão após jogo contra Vitória
Domingo, 08/08/2010 - 22:40
Confira trechos da coletiva de PC Gusmão após jogo contra Vitória
Confira abaixo trechos da entrevista coletiva após o jogo diante do Vitória do técnico vascaíno PC Gusmão:
[Importância da torcida e de São Januário]
"É fundamental para este grupo que o Vasco sempre fez o seu diferencial em São Januário e isso nós passamos para todo mundo. A torcida joga no nosso lado. A partir do momento que você se entrega, independente se estar jogando bem ou não, no momento que você se entrega, a torcida vai te valorizar e isso vem acontecendo. O grupo vem se esforçando e ela (torcida) está vendo, por isso que ela está jogando no nosso lado. Acho que São Januário é um ponto positivo nosso e é nisso que temos que fazer essa diferença."
[Torcida gritando pelo nome de PC Gusmão]
"Fico feliz. Acho que a identificação é muito grande, principalmente pela forma que nós voltamos para São Januário e a torcida valoriza bastante, isso é fundamental, ter o apoio. Independente do nome que ela grite, ela está representando o nome do Vasco da Gama e é por ela que a gente vai ganhando cada dia mais força para trabalhar."
[Referencia a Espanha e jogo cruzmaltino contra o Vitória]
"A gente começou muito bem o jogo, jogando pelos dois lados, conseguindo criar muitas oportunidades, mas ai depois em cima da expulsão fica difícil. Você sempre quer o melhor e hoje o referencial foi à Espanha, mas dentro do Brasil também temos o exemplo do Santos que joga um futebol bonito, mas a gente tem que trabalhar com o que nós temos em cima dos nossos jogadores."
Na sua entrevista coletiva após o triunfo sobre o Vitória, em São Januário, por 1 a 0, gol de Zé Roberto, o técnico PC Gusmão destacou o ponto positivo e negativo desta partida:
- Vejo um lado muito positivo que a equipe teve méritos de se defender, de não tomar um gol, mesmo com um jogador a menos. O Fernando Prass não fez nenhuma defesa no segundo tempo e nós criamos algumas jogadas de velocidade, contra ataque, etc. O lado negativo foi à expulsão e o positivo foi à entrega dos jogadores no segundo tempo para suprir a ausência do Carlos Alberto.
Confira abaixo trechos da entrevista coletiva dada após o término da partida diante do Vitória do treinador do Vasco Paulo César Gusmão:
[Jogo contra o Grêmio Prudente]
"A gente fica feliz e a gente sabia da importância que iria ter estes últimos jogos para tirar a gente dessa situação incomoda. Foi isso que a gente conseguiu fazer. Conseguimos reverter, com muita determinação, subimos e estamos numa posição hoje mais importante que a gente estava. Conseguimos sair daquela situação que incomoda a todo mundo, ali de trás. Encaixar duas vitórias seguidas é sempre muito bom, mas a gente sabe das dificuldades que será jogar lá em Presidente Prudente. O Grêmio Prudente vem fazendo um campeonato muito bom e principalmente jogando lá. A gente vai estudar bastante este adversário para buscarmos nossa primeira vitória fora."
[Ganhar fora de casa]
"Para a gente ter ambições na competição precisamos ganhar fora de casa, mas isso a gente sabe que é muito difícil. Teremos que ter um equilíbrio muito grande e principalmente saber explorar bem o que seu adversário sabe dispor."
[Único técnico invicto no brasileirão]
"Devo isso na primeira parte da competição a todos os atletas do Ceará, que fizeram um inicio muito bom e na segunda parte a todos os atletas do Vasco da Gama. O Vasco começou muito mal a competição, com um aproveitamento de quem vai estar brigando sempre atrás e pela qualidade do grupo a gente sabia que poderia ter um melhor momento na competição. A atitude mudou. A gente melhorou algumas peças, alguns setores, principalmente o setor defensivo, já que a equipe parou de tomar alguns gols que antes tomava e deu um equilíbrio grande."
[Diferencial do Vasco: São Januário]
- São Januário sempre foi o diferencial do Vasco da Gama. Quando eu joguei, quando fui treinador de goleiros, sempre foi o diferencial aqui dentro. Em todas as competições isso teria que ser diferente. O mais importante não é jogar bonito, é a torcida ver que os jogadores estão se entregando, se doando por inteiro, e buscando um objetivo comum entre todos que é a vitória. Luta não pode faltar e isso o nosso torcedor está vendo e confiando.
Pela primeira vez os laterais Max e Fágner atuaram juntos. No término da partida diante do Vitória, o técnico PC Gusmão fez uma avaliação destes dois atletas:
"O Fagner havia uma preocupação muito grande da gente no setor defensivo. Então a gente trabalhou bastante, viu o que ele tava precisando e demos uma nova oportunidade. Ele se mostrou muito bem, na marcação principalmente e quando dava para sair para apoiar ele fazia. No segundo tempo a gente preferiu que ele atuasse mais na defesa do que no ataque. Sobre o Max, a gente o colocou pelas observações que estamos fazendo dele, principalmente nos jogos treino contra o Bangu e também nos coletivos."
Com a expulsão, Carlos Alberto não poderá enfrentar o Grêmio Prudente, próximo compromisso do Vasco no Brasileirão. Por isso, o atacante Éder Luis aparece como um dos candidatos a substituir o capitão cruzmaltino neste próximo jogo.
O técnico PC Gusmão comentou sobre esta possibilidade:
- Ele pode ser uma opção. A gente vai usar tudo que tem de melhor durante a semana, observar bastante. Já temos um jogo treino na terça-feira, então é usar bastante todo o grupo e jogar com o que temos de melhor a nossa disposição. O Éder Luís jogou no sacrifício, em função de uma indisposição estomacal que ele teve na sexta e no sábado, o que impossibilitou de treinar ontem. Porém, ele foi fundamental principalmente na velocidade dos contra ataques, segurar bem essa bola contra três adversários. Agora é ver se ele trabalha bem essa semana e encaixar ele para jogar no próximo jogo.
Fonte: Supervasco