O Cais da Lapa ficou lotado desde às 9h da manhã deste domingo (1º) com mais um Festival de Remo de Campos. A sexta edição do festival abriu a programação esportiva da Festa do Santíssimo Salvador com a presença de três clubes disputando 13 baterias: Associação de Remo de Campos (ARC), Clube de Regatas Loureiro e Vasco da Gama. O clube cruzmaltino venceu a regata com 72 pontos. Campos ficou em segundo com 65 pontos e o Loureiro em terceiro com 42 pontos.
O evento, organizado pela Liga Náutica de Campos e pela ARC, contou com a presença do presidente da Fundação Municipal de Esportes, Magno Prisco, que apoiou o festival; o presidente da Liga Náutica de Campos, Cristiano Berenger; e o presidente da ARC, Dimisson Nogueira. O prefeito Nelson Nahim participou da entrega de prêmios e ratificou o apoio ao remo em sua gestão. “Tudo o que puder fazer pelo remo de Campos e pelos clubes eu farei. Vou apoiar não só com o convênio, mas com outras ações para manter o esporte vivo em Campos”, destacou o prefeito.
Foram disputadas 13 baterias, três delas de exibição e não contaram pontos para o festival. Na água, Campos perdeu pontos preciosos nas primeiras baterias, onde o Vasco se destacou mais. A partir da sétima bateria, Campos mostrou sua força e venceu algumas provas, mas não foram suficientes para acabar com a supremacia do clube carioca no festival. A última prova foi o 8com, chamado também de 8 gigante, onde oito remadores trabalham juntos com um timoneiro. A prova foi vencida por Campos e encerrou o festival.
No fim, o presidente da FME, Magno Prisco, destacou o trabalho de renovação no remo e a força dos garotos de Campos. “Mais importante que as vitórias é a participação desses garotos no processo de renovação do esporte em Campos. A maioria vem de família pobre e faz parte de programas sociais e essa é a nossa maior vitória: poder tirar essas crianças da rua e o esporte tem papel primordial nisso”, definiu Prisco.
Homenagens - Além da premiação a todos os vencedores com troféus e medalhas, alguns remadores foram homenageados, entre eles Mário Lopes que, com 99 anos, prestigiou a regata desde o seu início. O remador campista Thiago Braga, que está em Cingapura treinando para as Olimpíadas da Juventude também foi lembrado pelos organizadores. Thiago também nasceu como remador no projeto da ARC.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes