Tamanho da letra:
|

Conselho Fiscal do Vasco divulga nota oficial repudiando gravações


Quarta-feira, 28/07/2010 - 22:17

NOTA OFICIAL DO CONSELHO FISCAL

Nota Oficial 28 / 07 / 2010 - 22:05

Em face da gravação e divulgação, na internet, de conversas ocorridas em reunião de trabalho, entre membros do Conselho Fiscal e da Diretoria Administrativa do C. R. Vasco da Gama, o Conselho Fiscal vem a público, de forma UNÂNIME, para esclarecer o seguinte:

1. Tais conversas foram gravadas sem o consentimento dos que participaram da citada reunião de trabalho, constituindo este fato em flagrante violação de privacidade.

2. Em conversas reservadas e em determinadas circunstâncias, quando aflora a emoção é comum o uso de palavras fortes e “forças de expressão”. É o que traduz exatamente o que ocorreu no caso em tela, com referência ao Balanço Patrimonial do exercício de 2008.

3. O Conselho Fiscal dedicou na análise das contas referentes ao 2º Semestre do exercício de 2008, um total de 91 HHT (noventa e uma Homens-Horas Trabalhadas), conforme pode ser atestado nas Atas das 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Reuniões Ordinárias deste conselho, realizadas nos dias 20, 22, 24 e 25/04/2009, respectivamente.

4. Os ajustes contabilizados em 1º/07/2008, foram fundamentados num trabalho de diligência elaborado pela empresa contratada KPMG Transaction and Forensic Services Ltda.

5. O Parecer de Auditoria Independente apresentado pela empresa contratada PS Contax & Associados Auditores Independentes SS, expressou opinião de que as demonstrações contábeis, com Ressalvas, representavam adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio e as origens e aplicações de recursos do C. R. Vasco da Gama, em 31/12/2008, de acordo com as Principais Práticas Contábeis e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

6. Respeitamos as razões que levaram o Representante da Minoria no Conselho Fiscal, Jaime Loureiro Nobre Baptista, a não assinar o Parecer, referente ao Balanço Patrimonial do exercício de 2008.

7. Respeitamos também as razões que levaram os Representantes da Maioria no Conselho Fiscal, Hercules Figueiredo Sant’Ana e Helio Cezar Donin, a assinarem um Parecer, referente ao Balanço Patrimonial do exercício de 2008, recomendando a aprovação do mesmo, com Ressalvas, em face da documentação de Receitas e Despesas apresentadas e verificadas, não apresentarem irregularidades.

Reiteradas vezes, alguns bolsões políticos atuantes e antagônicos externam opinião, ora de que o Conselho Fiscal é extremamente rigoroso na análise das contas do clube e que poderia ser mais complacente, analisando as contas por amostragem, enquanto a posição de outros é inteiramente inversa e acusam o Conselho Fiscal de negligência, omissão e ainda de blindar a Diretoria Administrativa, de supostos desvios cometidos.

Temos convicção de que estamos trilhando o caminho certo, em favor dos legítimos interesses do C. R. Vasco da Gama e a posição do Conselho Fiscal foi e sempre será de muita tranqüilidade e certeza de estar cumprindo fielmente o papel que lhe cabe como órgão fiscalizador da vida econômica, financeira e administrativa do C. R. Vasco da Gama, com absoluta isenção, firmeza e transparência, sem se curvar às pressões venham de onde vierem e sem se envolver em qualquer disputa de natureza política.
Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2010.

Hercules Figueiredo Sant’Ana
Presidente

Helio Cezar Donin
Secretário e Membro Efetivo

Jaime Loureiro Nobre Baptista
Membro Efetivo

Antônio Barrozo Filho
Suplente

Adão Ribeiro dos Santos
Suplente


Fonte: Site oficial do Vasco

Nota da NETVASCO: Clique aqui para ver a nota em PDF.