O Vasco começou muito bem a partida e logo no minuto inicial subiu ao ataque. O lateral Carlinhos roubou uma bola e tabelou com Nilson, que bateu fraco ao gol. Em resposta, o Fluminense foi para cima do Gigante da Colina. O atacante adversário dominou a bola no peito dentro da área, girou, mas fez falta em cima do zagueiro Genílson.
O Gigante da Colina buscava o prejuízo da primeira partida a todo custo. Aos oito minutos, o volante Renato Augusto arriscou de fora da área e o goleiro adversário fez uma defesa todo atrapalhado. Dois minutos depois, o meia Jonathan deu um chapeuzinho em Bruno Veiga, que já atuou nos profissionais do Fluminense, e levou a torcida ao delírio. A pressão vascaína continuava a todo instante. Aos 16, o lateral Max costurou três adversários pela direita e tocou para Elivelton, que foi parado com falta.
O primeiro gol da partida aconteceu aos 28 minutos. O meia-atacante Jonathan bateu cruzado pela direita e acertou na gaveta. Vasco 1x0 Fluminense. O jogador foi comemorar com a torcida e beijou a cruz de malta.
Mesmo vencendo a partida, o Vasco não quis saber de retranca e voltou para o segundo tempo com a mesma postura agressiva da etapa inicial. Aos cinco minutos, o lateral-direito Max roubou uma bola e puxou o contra-ataque. O jogador cruzou para a grande área, mas a zaga tricolor afastou o perigo.
O Fluminense chegou com perigo no segundo tempo apenas aos 12 minutos. Num chute do atacante adversário, Renato Augusto apareceu para afastar o perigo. O técnico Galdino mudou a equipe aos 15: colocou o atacante Allan Junior em campo que deu trabalho na sua primeira jogada. O vascaíno subiu ao ataque, mas a zaga afastou o perigo.
O Vasco tentou tanto que a recompensa veio aos 20 minutos. O lateral-direito Max cobrou uma falta frontal do meio da rua e marcou um golaço: Vasco: 2x0 Fluminense. Com o placar a favor do elenco de São Januário, o Fluminense teve que sair atrás do prejuízo. O tricolor chegou com perigo aos 30 minutos. Num contra-ataque certeiro, o lateral cruzou para a grande área e a bola viajou sozinha. Ninguém chegou na jogada. Alívio para o Vasco que continuou atacando e conseguiu segurar o placar e levantar o caneco de campeão estadual da categoria.
Ficha Técnica:
Jogo: Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense
Local: Estádio Eustáquio Marques, na Curicica
Data: 10 de julho
Horário: 15 Horas
Árbitro: Alexandre Vargas
Assistentes: Marcos do Nascimento e Roberto Rite
Vasco da Gama: Cestaro, Max, Genilson, Matheus e Carlinhos; Renato Augusto, Elivelton, Allan e Jonathan; Nilton (Allan Júnior) e Lipe (Arthur).
Técnico: Galdino.
Fluminense: Ricardo Luiz, Ryan, Elivelton, Ricardo (Felipe) e Mateus; Raphael, Raphael Augusto, Neves e Wellington Silva; Bruno Veiga e Matheus Carvalho (Bruninho).
Técnico: Mário Marques.
Fonte: Site oficial do Vasco (texto), GloboEsporte.com (texto), FERJ (fotos, ficha), Lancenet (vídeo)