Tamanho da letra:
|

Oposição divulga nota e documentos referentes ao 'caso Geder'


Domingo, 11/07/2010 - 07:50

Nota e documentos publicados pelo site do Casaca, principal grupo de oposição da política vascaína (e que podem ser vistos em seu endereço original por intermédio deste link):


"O CASO GEDER E UMA MENTIRA OFICIAL DESLAVADA

A fim de tentar justificar a trapalhada no caso Souza (*), a “diretoria” atual publicou a seguinte nota oficial, assinada pelo “presidente” do Vasco, Carlos Roberto Dinamite de Oliveira:

Nota Oficial do Vasco
DENÚNCIAS E VERDADES:

Como é de amplo conhecimento, a atual Diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama foi empossada no dia 01 de julho de 2008. Na ocasião, dentre outros nomes, compunha a direção do clube o Sr. Luiz Américo, na condição de Vice Presidente Jurídico.

Por volta do mês de agosto de 2008, o Sr. Luiz Américo indicou à Presidência, o Sr. Flavio Guilherme Paraense de Almeida, como profissional capaz de viabilizar o recebimento dos direitos financeiros decorrentes do chamado “Mecanismo de Solidariedade”.

O “Mecanismo de Solidariedade”, regulado pela FIFA, dispõe sobre os direitos financeiros, assegurados aos clubes formadores de atletas, por ocasião das transferências internacionais de jogadores em atividade no exterior.

O Sr. Flavio Guilherme passou, então a trabalhar na realização de tais receitas, fazendo-se acompanhar do Sr. Eurico Paulo Teixeira, Agente FIFA, domiciliado em Portugal, que opera por meio da empresa portuguesa Soccer Features Limited (SFL). Esclareça-se que os serviços foram contratados mediante pagamento de comissão de 20% sobre os recursos financeiros, efetivamente recebidos; ou seja, pagamento, somente em caso de êxito. O CRVG comprometeu-se, ainda, a ressarcir despesas com viagens, estadias etc; como é praxe para tais prestações de serviço.

O relacionamento entre o CRVG, por meio do Vice Presidente Jurídico Sr. Luiz Américo, e os profissionais contratados passou a se dar dentro de aparente normalidade. Sendo encaminhadas, sempre pelo Vice Jurídico à Presidência, procurações para que os contratados pudessem apurar e levantar os recursos originados no “Mecanismo de Solidariedade”.

Assim, em outubro de 2008 foi dada procuração para que os contratados atuassem junto ao Panathinaikos da Grécia, em relação ao atleta Rodrigo de Souza.

Em novembro de 2008 o CRVG recebeu cobrança, por parte da Soccer Features Limited (SFL), no valor de R$52.963,90; referente à comissão devida em decorrência do recebimento pelo CRVG de 109.546 euros, relativos ao atleta Geder Camillo. Tal fatura não foi liquidada em virtude das dificuldades financeiras que o clube, há muito, vem enfrentando.

Ficou, em seguida, combinado, entre as partes, que, por ocasião do recebimento dos recursos referentes ao atleta Rodrigo de Souza, seria liquidado o débito de R$56.963,90 (equivalente à época a 21.909 euros).

Adiante, em março 2009 a SFL veio a receber, em nome do CRVG do Panathinaikos o montante, relativo ao Rodrigo de Souza, de 53.460 euros; entretanto as prestações de conta não foram realizadas, tendo, a partir daí, as relações do CRVG com os prestadores de serviços, se descontinuado.

Na ocasião, a SFL havia apresentado ao CRVG documento comprobatório da transferência de 53.460 euros do Piraeus Bank para o Montepio Geral – Caixa Econômica/ Lisboa.

Mais recentemente, neste primeiro semestre de 2010, o CRVG retomou entendimentos com o Sr. Eurico Paulo Teixeira, de modo a verificar, com a devida clareza, números e a eventual existência de saldo em favor do CRVG.

Então, o Sr. Eurico Paulo Teixeira apresentou ampla documentação, acompanhada de relatório, tendo a administração do clube chegado à conclusão que o CRVG tem direito a um saldo de 22.455 euros.
Os entendimentos com o Sr. Eurico Paulo Teixeira prosseguem, tendo o CRVG obtido o compromisso de que a transferência de 22.455 euros será realizada em data próxima.

Uma vez recebidos os 22.455 euros o CRVG considerará cumpridos os compromissos da SFL e prestadores de serviços para com o clube Cabe por fim, declarar categoricamente que, na administração dos interesses do Vasco, acerta-se e erra-se, jamais haverá deliberada intenção de subtrair, de degradar o patrimônio do clube. Quanto àqueles que vivem da calúnia e da infâmia, que os vascaínos e a sociedade em geral lhes reservem o desprezo!!!

Rio de Janeiro, 20 de junho de 2010

Carlos Roberto Dinamite de Oliveira
Club de Regatas Vasco da Gama
Presidente

1) Segundo a nota oficial acima, o Vasco contratou a empresa SFL, pertencente ao senhor Paulo Teixeira, para que ele recebesse em nome do clube o valor de 53.460 euros referentes ao Mecanismo de Solidariedade na transferência do atacante Souza, para o Panathinaikos, da Grécia.

2) Deste valor de 53.460 euros, o senhor Paulo Teixeira, ainda segundo a nota oficial assinada pelo “presidente” do Vasco, fazia jus a 21.909 euros. Este montante seria uma comissão devida ao senhor Paulo Teixeira por ocasião da transferência do atleta Geder para o Le Mans. Além dos 21.909 euros do caso Geder, o senhor Paulo Teixeira também faria jus ao valor da comissão por cuidar do próprio caso Souza.

3) Ou seja, o senhor Roberto Dinamite afirma na nota por ele assinada que parte do valor de 53.460 euros recebidos no mecanismo de solidariedade do atleta Souza, quando este se transferiu para o Panathinaikos, da Grécia, serviram para quitar uma possível dívida que o Vasco tinha com a SFL (leia-se Paulo Teixeira) relativa ao mecanismo de transferência do jogador Geder para o Le Mans, da França.

4) Ainda na nota oficial, o “presidente” do Vasco afirma que o clube possui um saldo a receber do senhor Paulo Teixeira de 22.455 euros, valor descoberto quase que por encanto recentemente. De onde se conclui que a comissão total do senhor Paulo Teixeira foi de (53.460 euros – 22.455 euros =) 31.005 euros (incluídos aí o caso Geder + o caso Souza).

5) Sempre desconfiamos que esta nota oficial assinada pelo “presidente” do Vasco tratava-se de uma lorota. A fim de esconder algo muito mais grave, tal como a entrada no país de recursos de forma irregular, com sonegação de impostos, dribles no Banco Central e formação de “Caixa 2”. Tínhamos alguns indícios fortes disso, que podem ser observados nos links abaixo:

(*) Entenda o “caso Souza” em:

http://www.casaca.com.br/home/2010/06/28/23614/

http://www.casaca.com.br/home/2010/06/30/corrupcao-no-vasco-roberto-dinamite-passa-recibo-de-mentiroso/

6) No entanto, agora temos a comprovação definitiva de que a nota oficial emitida pelo Vasco e assinada por seu “presidente” realmente tratou-se de uma mentira deslavada.

É falsa a informação de que o Vasco devia 21.909 euros ao senhor Paulo Teixeira relativos à comissão por ter intercedido na obtenção pelo Vasco do mecanismo de solidariedade da transferência de Geder para o Le Mans. Na verdade, o Vasco nada devia ao senhor Paulo Teixeira, uma vez que já havia recebido, em 04.06.2008, o valor integral de 109.546 euros.

Conforme documentação abaixo, assinada pela FIFA, pela Federação Francesa de Futebol e pelo Le Mans, o valor de 109.546 euros foi enviado nesta data ao Vasco, depositado na conta do Vasco, restando apenas o fechamento do câmbio, o que poderia ser feito posteriormente. O valor chegou ao clube ainda na administração passada, poucos dias antes do golpe de estado, do seqüestro, da violência perpetrados contra a instituição.

Pergunta-se, apenas: qual é a próxima mentira a ser contada pelos irresponsáveis loroteiros que povoam a atual “gestão”?

Diante destas provas irrefutáveis, espera-se um parecer contundente do Conselho Fiscal reprovando as contas de 2009, nas quais estas tramóias sequer são demonstradas (e, do jeito que aconteceram, nem poderiam ser). Espera-se que o Conselho Deliberativo endosse esta reprovação, ao menos a fatia responsável que compõe aquele Poder. Espera-se, após isso tudo, que os responsáveis por isso sejam profundamente investigados, não só internamente, mas pela Justiça, pela Polícia, pela Receita Federal, pelo Banco Central, pelo Ministério Público e por todas as autoridades interessadas. É o mínimo. Por que, da imprensa conveniada com essa gente, nada se pode esperar.

Documentos:

Fax da FIFA ao Vasco, datado de 19.01.2009, com cópia ao advogado Marcos Motta e à Federação Francesa de Futebol (com o fim de comprovação de envio ao destino), encaminhando documentação do Le Mans, inclusive cópia da transferência bancária realizada em 03.06.2008, referente ao mecanismo de solidariedade do atleta Geder:




Fax da Federação Francesa de Futebol à FIFA, datado de 13.01.2009, em resposta a um questionamento feito pela própria FIFA em 12.01.2009, confirmando que o Le Mans quitou suas obrigações com o clube brasileiro:




Fax enviado pelo Le Mans à Federação Francesa de Futebol, datado de 13.01.2009, em resposta a um questionamento feito pela FFF no mesmo dia, a respeito do mecanismo de solidariedade do atleta Geder. Neste documento o Le Mans confirma o depósito de 109.546 euros em favor do Vasco e em sua conta no dia 04.06.2008.




Aviso de operação entre o Banque Populaire de L’Ouest, conta do Le Mans, para o HSBC Brasil, conta do Club de Regatas Vasco da Gama, operação concluída em 04.06.2008:




Swift bancário comprovando a transferência da quantia para a conta HSBC do Club de Regatas Vasco da Gama em 03.06.2008 (operação concluída em 04.06.2008):




CASACA!
"


Fonte: Casaca