As finais do basquete, realizadas no Colégio Pio XI, em Ramos, encerraram as competições do primeiro semestre do Intercolegial 2010. Colégio Santa Mônica (CSM) e Lisam, de Nova Iguaçu, conquistaram duas categorias cada um. CEL do Jardim Botânico e Colégio Estadual Edmundo Peralta, de Paty do Alferes, foram os demais vencedores.
Atual campeão do Intercolegial, o CSM encara o basquete como uma das modalidades mais importantes. Com esse pensamento, fez excelente campanha, com dois títulos, ao vencer por 39 a 36 o ADN Master, do Méier, na livre feminino; e, por 35 a 16 o Colégio Abeu, da Baixada, na livre não federado masculino.
O Lisam manteve sua hegemonia entre não federados femininos. Na categoria até 18 anos, teve vitória de 39 a 11 sobre o rival CSM e conquistou o hexacampeonato. Na jovem, as meninas de Nova Iguaçu chegaram ao terceiro título seguido, ao derrotar por 38 a 25 o Edmundo Peralta.
Sempre forte nas categorias de federados, o CEL honrou sua tradição ao vencer por 50 a 47 o Colégio Vasco da Gama, de São Cristóvão, e faturar o título da livre masculino.
A força do interior do Estado veio de Paty do Alferes, com o Colégio Estadual Edmundo Peralta, campeão da jovem masculino, na qual venceu por 39 a 35 o Pio XI, anfitrião das finais.
Lance de Colégio Vasco da Gama x CEL, decisão do Intercolegial
Fonte: O Globo